Edital destinará R$ 55 milhões a projetos inovadores

[Atualização em 18 de julho: O período de inscrições do ciclo 2018.2 foi prorrogado para 7 de outubro.]

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) vão investir neste ano R$ 55 milhões para o desenvolvimento de projetos inovadores em empresas industriais de todos os portes e em startups de base tecnológica. Serão dois ciclos de inscrições: até 3 de julho e até 7 de outubro. Desde 2004, o edital é lançamento anualmente.

O objetivo do Edital de Inovação para a Indústria é financiar soluções inovadoras para a indústria brasileira – produtos, processos ou serviços que promovam o aumento da produtividade, da competitividade ou da segurança e da saúde.

Os projetos receberão recursos financeiros e apoio técnico e contarão com infraestrutura tecnológica para o desenvolvimento das soluções inovadoras. As unidades do Senai e do Sesi darão suporte na execução.

São cinco categorias:

A: Inovação tecnológica para grandes e médias empresas

B: Inovação tecnológica para micro e pequenas empresas, microempreendedores individuais (MEIs) e startups de base tecnológica

C: Empreendedorismo industrial para grandes empresas e startups

D: Inovação em Segurança e Saúde no Trabalho (SST) e Promoção da Saúde (PS)

E: Inovação setorial em Segurança e Saúde no Trabalho (SST) e Promoção da Saúde (PS)

Desde 7 de maio estão abertas as inscrições para enviar um projeto referente ao edital de 2018. A submissão de propostas é contínua, ou seja, a qualquer momento uma nova ideia pode ser cadastrada na plataforma on-line do edital, com exceção da categoria C. O candidato deve fazer a inscrição com os dados da empresa e o cadastro da ideia e anexar os documentos obrigatórios. Em seguida, o Senai ou o Sesi entrará em contato para avisar se a documentação está correta e se o projeto é viável.

Cronograma dos ciclos de avaliação:

- 2018.1

Período de inscrições de 7 de maio a 3 de julho, quando os interessados devem submeter um business model canvas (quadro de modelo de negócios) e o pitch, uma apresentação em vídeo da empresa e da ideia. O resultado dessa fase está previsto para 3 de agosto. De 4 a 31 de agosto será o prazo para submissão dos planos de projetos e, em 15 de outubro, será anunciado o resultado.

- 2018.2

O período de inscrições (business model canvas e pitch) começará em 4 de julho e vai até 7 de outubro. O resultado está previsto para 12 de novembro. De 13 de outubro a 14 de dezembro será o prazo para submissão dos planos de projetos e, em 20 de fevereiro de 2019, sairá o resultado.

A gestão dos recursos dos projetos aprovados será feita pelo departamento regional do Sesi ou do Senai, de acordo com a categoria. Apenas a categoria C permite o repasse financeiro direto às empresas proponentes.

Critério

Considera-se projeto de inovação para as categorias A, B e C, fomentadas pelo Senai e pelo Sebrae, aquele que tenha uma proposta de valor bem definida, propondo soluções a desafios tecnológicos, em estágio que demande desenvolvimento ou aprimoramento tecnológico para realização de prova de conceito, preparação de planta-piloto ou para inserção da solução no mercado. Para a categoria B, valem o desenvolvimento de tecnologias educacionais, incluindo soluções de tecnologia da informação.

Para projetos das categorias D e E, fomentadas pelo Sesi, considera-se inovação em segurança e saúde para a indústria o desenvolvimento de produtos, serviços e soluções aplicadas que tenham potencial de escala e provoquem impactos mensuráveis para a produtividade dos ambientes de trabalho e para a segurança e saúde dos trabalhadores da indústria.

Não há restrição quanto ao número de envio de propostas, mas, nos casos em que mais de um projeto de uma mesma empresa forem aprovados, valerá o de maior pontuação.

Texto: Dayane dos Santos

Foto: Moacir Evangelista/Sistema Fibra

Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra