Ex-aluno do Senai-DF desfila criações no Museu da República

desfile destaque moda senac lourival souza 

O Museu Nacional da República tornou-se passarela de grandes modelos de jovens estilistas de Brasília, na noite dessa quinta-feira (24). Um deles é Lourival Souza, ex-aluno do curso de qualificação em Desenho de Moda do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF). Ele foi um dos três vencedores do primeiro concurso de moda promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do DF (Senac-DF), o Destaque Moda. Dois modelos apresentados nas passarelas foram criados com apoio da equipe de Vestuário do Senai Taguatinga.

“As aulas do curso de qualificação do Senai me ajudaram bastante, porque aprendi algumas metodologias que utilizei no concurso”, disse o jovem estilista. Ele explicou que o trabalho de algumas técnicas difíceis de executar, como a aquarela, foi facilitado devido ao tempo de estudo que teve ainda em 2016, no Senai Taguatinga. O curso de Desenho de Moda feito pelo ex-aluno tem carga horária de 160 horas.

A coleção de Lourival foi intitulada Abstral e reúne dez modelos unissex com opções comerciais e conceituais. Esta foi a estreia do brasiliense nas passarelas. Depois de trabalhar no backstage de pequenos desfiles, ele vê seu trabalho sendo reconhecido: “Foi o momento de ver todo meu trabalho, meu esforço, as noites perdidas e o meu trabalho sendo valorizado. Sinto que meu esforço valeu a pena”, sintetizou.

A escolha de Lourival como vencedor do concurso ocorreu depois de criteriosa avaliação por parte de uma curadoria, formada por especialistas da área de moda. O estilista enfrentou outros cem inscritos e foi escolhido como vencedor ao lado de Paulo Bastos e de Victor Galeno.

Apoio do Senai-DF

destaque moda senac lourival souzaDe acordo com Lourival Souza, o apoio que o Senai-DF deu a ele na confecção das peças foi fundamental para o sucesso do desfile. “O que eu demoraria muito tempo para executar, o pessoal do Vestuário do Senai tirou de letra. Eles foram totalmente ágeis. Resumo como um trabalho de alto nível”, explicou Souza.

O estilista chegou ao Senai-DF com os croquis vencedores do concurso e a equipe da instituição desenvolveu toda a modelagem, corte, costura, prototipagem, as peças-piloto até o produto final. As duas peças de Lourival que foram produzidas com apoio da equipe de vestuário do Senai são os looks conceituais – aqueles que carregam a essência da coleção, não necessariamente uma roupa usual, segundo definiu o próprio estilista.

De acordo com a instrutora líder da área do Vestuário do Senai Taguatinga, Samanta Farias, o apoio oferecido a Lourival é acessível também a qualquer estudante, estilista ou empresário da cidade. “Temos todo equipamento necessário e um vasto catálogo de serviços para atender este tipo de demanda. Então, se alguém desenvolveu uma coleção e não sabe costurar, conseguimos dar o suporte para costura, para modelagem até o produto final”, explicou Samanta.

Coworking

A unidade de Taguatinga do Senai-DF é sede de um coworking de moda voltado para a economia colaborativa. O Senai FashionFAB oferece a estudantes e empresários do vestuário serviços como modelagem, prototipagem e elaboração de fichas técnicas. Além disso, estão disponíveis para locação 25 equipamentos essenciais para o desenvolvimento de peças, como máquinas de costura convencionais, eletrônicas e botoneiras. Aqueles que necessitarem de auxílio em demandas específicas podem ainda agendar horários com instrutores da unidade. Tudo isso a preços acessíveis, que variam entre R$ 10 e R$ 70. O horário de atendimento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Para alugar maquinários ou contratar serviços técnicos, entre em contato com o SAC/Ouvidoria pelo telefone (61) 4042-6565.

Texto: Aline Roriz
Foto da capa: Moacir Evangelista
Foto do desfile: Raphael Carmona e Joel Rodrigues
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra