Dia de ambientação abre Seletiva WorldSkills 2019 no DF
- Detalhes
- Criado: Domingo, 15 Julho 2018 13:42
Às 8h deste domingo, 15 de julho, iniciou-se o momento de ambientação que antecipa as provas para definir o representante do Brasil na modalidade de Aplicação de Revestimentos Cerâmicos na WorldSkills 2019. Os dez competidores de várias localidades do País, um deles do Distrito Federal, têm até as 18h para conhecer o local da disputa e para organizar e testar as ferramentas utilizadas nas tarefas que simulam o trabalho de um azulejista. A competição começará na segunda (16) e seguirá até quinta-feira (19), na unidade do Guará do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
A WorldSkills Competition é o maior torneio de educação profissional do mundo. A edição do ano que vem – a 45ª – será em Kazan, na Rússia. As seletivas brasileiras são organizadas pelo Senai e começaram em 3 de junho. As disputas vão até setembro, em 35 cidades, e definirão os integrantes das 45 ocupações em que o País vai competir. O DF já disputou seis seletivas e ainda participará de 13.
Embora a ansiedade seja o sentimento predominante em uma pré-competição, os rostos impassíveis dos jovens denotam o nível de concentração para o qual foram preparados. Além deJoão Victor Felisbino, de 18 anos, do DF, o Senai Guará recebe estudantes dos estados de Alagoas, do Ceará, do Maranhão, da Paraíba, de Pernambuco, do Paraná, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul e de São Paulo.
“Chego a esta seletiva mais que confiante. Chego feliz pela qualidade do trabalho que hoje consigo executar, resultado alcançado com muito treinamento”, afirma o competidor brasiliense.O jovem é preparado desde meados de 2017, de segunda-feira a sábado, com treinos intensivos no Senai Taguatinga.
Mas a história de João Victor e a profissão de azulejista é antiga. O tio tem um ofício muito semelhante: é assentador de pisos cerâmicos. “Eu tenho grande admiração por este trabalho, desde criança. E minha mãe foi minha grande incentivadora para que eu procurasse o Senai”, conta. Embora jovem, vislumbra além: “Vim até aqui pela medalha, mas o conhecimento que recebi é para a vida toda”.
Durante os quatro dias de provas, os competidores serão desafiados a executar tarefas do dia a dia do trabalho dentro de prazos e de padrões internacionais de qualidade, no mesmo formato do torneio mundial. No caso da modalidade de Aplicação de Revestimentos Cerâmicos, a única informação prévia que têm é que farão um piso e duas paredes – uma com relevo e a outra sem.
O instrutor do Senai Taguatinga que treinou João Victor, Jecivaldo Oliveira, está confiante.“Treinamos bastante. Ele está bem preparado tecnicamente. Adquiriu todos os conhecimentos e habilidades necessários para realizar um bom trabalho”, diz. Jecivaldo tem propriedade no que fala. Na mesma ocupação, foi ouro na Olimpíada do Conhecimento de 2010, antiga competição que selecionava a equipe brasileira para a etapa internacional. Na WorldSkills Competition de Londres, em 2011, recebeu certificado de excelência. Depois, ele ainda fez dois medalhistas de ouro em etapas nacionais, que também conquistaram certificados de excelência em mundiais.
Hoje, além de ter a formação técnica em Edificações, Jecivaldo Oliveira é engenheiro civil. Ele fala da evolução da profissão em uma década. “Posso dizer que houve um salto na construção civil em geral. A área de azulejista melhorou muito. Ferramentas e maquinários permitem que o trabalho seja executado com muito mais qualidade. Máquinas de corte não existiam, por exemplo. Elas têm discos bem finos, que permitem cortes mais precisos”, explica.
Jecivaldo acrescenta que os dez competidores hão de trabalhar com azulejos de 15 cm x 15 cm na cor branca e em variações de azul. Eles terão o dia para organizar o espaço de trabalho e fazer testes com as ferramentas que serão utilizadas durante as provas. “Máquina de corte, réguas diversas, ferramenta de marcação, lápis de carpinteiro, desempenadeira, colher de pedreiro e espátula, entre outros, são equipamentos que farão parte do trabalho a ser realizado nesta semana.”
A Seletiva WorldSkills 2019 de Aplicação de Revestimentos Cerâmicos é aberta ao público,das9h às 17h30. Os visitantes poderão assistir às provas e ver os trabalhos dos melhores profissionais do Brasil na área. O Senai Guará fica na QE 23, lote E, Área Especial, Guará II.
Veja aqui as fotos da ambientação.
Texto: Suzana Leite
Fotos: Hélio Montferre
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra