Senai-DF busca manter histórico de ouro em Mecânica de Refrigeração

seletiva worldskills mecanica refrigeracao

As provas das Seletivas WorldSkills 2019 de Mecânica de Refrigeração são realizadas nesta semana em Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) obtém bons resultados na ocupação desde 2010: ficou em primeiro lugar em três das quatro últimas disputas nacionais e já trouxe um ouro da competição internacional.

Neste ano, Lucas Vasconcelos Rocha, de 18 anos, defende o DF na seletiva. Ele compete com representantes de Alagoas, de Minas Gerais, do Paraná, de Pernambuco, do Rio Grande do Norte, do Rio Grande do Sul e de São Paulo. Dividida em três módulos, a prova abrange a montagem de um sistema de refrigeração completo, sendo que, a cada dia, os jovens recebem a missão que deverão cumprir nas próximas horas.

No domingo, eles tiveram seis horas para conhecer o local de prova. Na segunda-feira, foi o primeiro módulo de prova-surpresa, em que montaram um quadro de comando. Nesta terça-feira, dia 31, os competidores trabalharam no projeto mecânico da refrigeração e na solução de defeito do ar-condicionado – só souberam na hora a marca e o modelo. Além disso, os jovens terão outros módulos-surpresa na quarta e na quinta-feira, antes da divulgação do resultado, na manhã do dia 3. Os três mais bem colocados serão premiados.

“Neste ano, as coisas estão diferentes. Os avaliadores ficam todos em uma sala e não podem ter contato com os competidores. Na hora da avaliação, a gente analisa sem saber de qual competidor é aquele trabalho. O que estamos percebendo é que a disputa está bastante acirrada”, afirma Willian Grassioti, técnico de Lucas.

As tarefas precisam ser cumpridas de acordo com padrões internacionais de qualidade e dentro do prazo estabelecido pela competição. Quem ficar em primeiro lugar tem a possibilidade de compor a equipe brasileira que irá a Kazan, na Rússia, em agosto de 2019, para a maior competição de educação profissional do planeta, a WorldSkills Competition. Para carimbar o passaporte, é preciso manter o índice internacional exigido pela organização do torneio.

Tradição brasiliense

Lucas treina para a seletiva há aproximadamente um ano e meio acompanhado por Joaquim Venâncio e Willian Grassioti. Venâncio é conhecido no Senai-DF por transformar alunos em profissionais de excelência internacional. Ele já levou jovens brasilienses à WorldSkills três vezes. Em 2011, foi mais além. Como instrutor, tornou Willian Grassioti o melhor profissional em Refrigeração e Ar Condicionado do mundo na WorldSkills de Londres.

Com essa dupla, a possibilidade de o DF manter a tradição de medalhas nessa competição está ainda mais próxima.

Refrigeração

O Senai-DF conta com infraestrutura completa e uma vasta cartela de cursos para quem busca qualificação na área de Refrigeração, nas escolas do Gama e de Taguatinga. São mais de dez opções, de curso técnico ao aperfeiçoamento. Entre as opções estão: Instalador e Reparador de Condicionador de Ar Modelo Split, Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial, Refrigeração Comercial Básico e Comandos Elétricos Aplicados a Refrigeração Básico.

Outras informações sobre os cursos oferecidos pelo Senai-DF podem ser obtidas com o SAC/Ouvidoria pelo telefone (61) 4042-6565.

Outras competições

Além de Mecânica de Refrigeração e Ar Condicionado, o Senai-DF participa nesta semana de três seletivas. Carolina Rocha, de 18 anos, faz a prova de Panificação, em Belo Horizonte (MG). João Gabriel Acioli, de 17, compete na ocupação de Construção em Alvenaria, em Vila Velha (ES), e João Victor dos Anjos, de 18, em Movelaria, no Guará (DF).

Texto: Aline Roriz
Foto: Senai-PE
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra