Mais três competidores do DF buscam vagas na WorldSkills 2019

Esta é a oitava semana de provas das Seletivas WorldSkills 2019. São disputadas seis ocupações. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) compete em três delas – o anúncio do resultado e a premiação serão na sexta-feira, 17 de agosto. Em Aracaju, Sergipe, Arthur Alves, de 16 anos, disputa em Instalações Hidráulicas e de Aquecimento. Na mesma cidade, Luan Silva, de 19, faz as provas em Sistemas de Drywall e Estucagem. Já em Salvador, Bahia, Marcos Vinícius de Queiros, de 19 anos, compete em Tecnologia Automotiva.

A WorldSkills Competition é o maior torneio de educação profissional do mundo. A edição do ano que vem – a 45ª – será em Kazan, na Rússia. Nas provas, os jovens serão desafiados a executar tarefas do dia a dia do trabalho dentro de prazos e de padrões internacionais de qualidade, no mesmo formato do torneio mundial.

No caso da ocupação de Instalações Hidráulicas e de Aquecimento, Arthur e seus concorrentes precisam detectar se há alguma ferramenta com defeito. Em seguida, vão fazer os módulos de gás, de água fria, de água quente e de aquecimento. No último dia de prova, quinta-feira (16), será preciso entregar o módulo de esgoto e instalar a louça sanitária, que inclui a bacia, o lavatório e o chuveiro. O jovem é acompanhado pelos instrutores do Senai-DF Pedro Felipe e Randerson Cordeiro, que

Também em Aracaju, são realizadas as provas de Sistemas de Drywall e Estucagem. Luan vai fazer a montagem de toda a estrutura segundo as orientações dos avaliadores e terá de deixar a casa pronta, com as fitas cortadas para o tratamento de junta. Ao final, haverá as etapas de revestimento e  de estilo livre. Ele é acompanhado pelos instrutores Mateus Mariano e Wanderson Carlos Coimbra.

tecnologia automotiva 1O terceiro competidor da semana é Marcos Vinícius, de Tecnologia Automotiva. A prova dessa ocupação é dividida em quatro módulos. Um deles inclui um laudo técnico, em que os competidores fizeram a desmontagem do motor, realizaram o diagnóstico da peça (previamente) danificada, substituíram e montaram a peça de acordo com as recomendações do fabricante. Além disso, os jovens passarão pelas provas de eletroeletrônica e de injeção eletrônica. O último módulo envolve freio, suspensão e direção. Os instrutores de Marcos Vinícius são Victor Silvano e Áthila Côrtes Cavalcante.

O DF nas Seletivas WorldSkills 2019

As seletivas brasileiras são organizadas pelo Senai e começaram em 3 de junho. As disputas vão até setembro, em 35 cidades, e definirão os integrantes das 45 ocupações em que o País vai competir. Aqueles que ficarem em primeiro lugar seguirão na busca pela vaga na delegação. Para viajar para a Rússia, precisarão manter o índice estipulado pela organização em todos os simulados durante o ano.

O DF já participou de 13 das 19 seletivas em que competirá e ganhou sete medalhas – duas de ouro, duas de prata e três de bronze. Veja o quadro de medalhas do Senai-DF nas Seletivas WorldSkills 2019 até agora:

Medalha

Ocupação

Competidor

Ouro

Movelaria

João Victor dos Anjos

Ouro

Funilaria

Lucas Maciel

Prata

Pintura Automotiva

Rodrigo Macário

Prata

Aplicação de Revestimentos Cerâmicos   

João Victor Felisbino

Bronze

Soluções de Software para Negócios

Fellipe Sousa de Mendonça

Bronze

Pintura Decorativa

Liara Mendonça de Morais

Bronze

Design Gráfico    

Átila Ferreira Assunção

Conheça nossos competidores e o que será exigido nas provas.

Texto: Aline Roriz
Foto: Áthila Cortes
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra