Senai-DF levará qualificação gratuita à Ecovila Naval

cooperacao senai Marinha 6

Na manhã desta terça-feira, 14 de agosto, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) assinou um acordo de cooperação técnica com o Comando do 7º Distrito Naval da Marinha do Brasil. Na oportunidade, foi inaugurado um espaço multiúso na Vila Naval Almirante Visconde de Inhaúma, próximo a Santa Maria, onde serão realizados cursos de qualificação gratuitos para moradores da vila e de regiões vizinhas.

O objetivo do acordo é a realização de ações conjuntas na área de qualificação profissional. Por meio do projeto Ecovila Naval, lançado em março, a área militar está sendo transformada pelo incentivo à alimentação saudável, à prática de esportes, à promoção da saúde e ao desenvolvimento socioeconômico a partir da educação e da qualificação profissional.

Inicialmente, o Senai-DF levará à comunidade os cursos de Padeiro, de Almoxarife de Obras e de Pedreiro de Alvenaria. Ainda em 2018, serão formadas seis turmas, com um total de 130 pessoas selecionadas pelo 7° Distrito Naval – 30 vagas para o curso de Padeiro, 50 para o de Pedreiro e 50 para o de Almoxarife de Obras. Os alunos que alcançarem o rendimento de 70%, bem como 75% de frequência, receberão certificado.

O espaço de aproximadamente 150 metros quadrados onde haverá as aulas foi preparado pelo distrito militar. Para se matricular nos cursos, é preciso ter no mínimo 15 anos, fazer parte da comunidade da Ecovila Naval ou de regiões vizinhas e ter baixa renda. As matrículas serão feitas por meio do projeto Voluntárias Cisne Branco, formado por esposas de militares e por outras mulheres da sociedade civil. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone (61) 3429-1205 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O projeto Voluntárias Cisne Branco dá apoio a uma série de ações da Ecovila Naval. Em Brasília, a diretora é Ana Beatriz Goldstein.

Além dos três cursos já definidos, o espaço inaugurado hoje está preparado para receber aulas de Elétrica, Hidráulica, Drywall e Solda, entre outros. “Nossa intenção de operação é com foco em emprego e renda, gerando independência. Acreditamos que este ambiente multiúso pode ajudar a fazer a diferença. Começaremos em setembro com 130 vagas e planejamos expandir, quem sabe, para área do vestuário”, afirmou Marco Secco, diretor regional do Senai-DF.

O acordo de cooperação foi assinado por Secco e pelo comandante do 7º Distrito Naval, o vice-almirante Sérgio Goldstein. O comandante explicou que “o projeto Ecovila visa a promover o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida por meio de ações educativas inovadoras, de capacitação profissional e de integração comunitária, gerando um círculo virtuoso e sustentável”.

Também compareceram ao evento os superintendentes do Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF), Gricélia Pinheiro, e do Instituto Euvaldo Lodi do DF (IEL-DF), Cláudio Tavares, além de diretores de unidades do Sesi e do Senai e de gerentes do Sistema Fibra.

Mais Senai

A parceria com a Marinha é o primeiro passo do programa Mais Senai, que levará para mais perto de empresas, de instituições parceiras e da comunidade cursos de formação profissional oferecidos pelas escolas do Senai no Distrito Federal: Gama, Sobradinho e Taguatinga.

A atuação itinerante é de três formas: com cursos realizados em empresas; por meio das unidades móveis, que permitem que o Senai leve a infraestrutura necessária para realização dos cursos a qualquer lugar; e com as unidades remotas, como já existem a de Brazlândia e a do Itapoã. Em todas essas situações, são oferecidos kits didáticos e toda a estrutura necessária para as aulas.

Veja como contratar os serviços do Mais Senai por meio do SAC/Ouvidoria: (61) 4042-6565.

Veja mais imagens da assinatura do acordo técnico no link.

Texto: Aline Roriz
Foto: Helio Montferre/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra