Senai-DF oferece consultoria para empresas adotarem energia solar

Palestra Geracao de Energia Fotovoltaica senai

Investir em um sistema de energia fotovoltaica é um bom investimento para empresas de todos os portes e de qualquer segmento econômico. O custo varia de acordo com o gasto energético e com o tamanho da empresa. Um investimento de R$ 200 mil para pagar todo o projeto e a instalação de um grande sistema, por exemplo, pode ser recuperado em no máximo cinco anos e resulta em segurança, economia e sustentabilidade.

Cerca de 50 empresários e profissionais de empresas da região sul do Distrito Federal reuniram-se nessa terça-feira (21), no Senai Gama, para saber mais sobre o tema. Eles assistiram à palestra Geração de Energia Fotovoltaica: Como Aumentar a Competitividade e Reduzir o Custo Operacional. A ação foi realizada pela Federação das Indústrias do DF (Fibra), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF), pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no DF (Sebrae), pela Associação Comercial e Industrial do Gama (Aceig), pelo Sindicato das Indústrias de Alimentação de Brasília (Siab) e pelo Sicoob Empresarial.

Consultora do Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil (IST), a engenheira elétrica Karen Schmidt detalhou o funcionamento da energia fotovoltaica desde a geração até o consumo da energia e a relação com a companhia elétrica. “Instalar a energia fotovoltaica, hoje, além de ser um benefício para o meio ambiente é também uma forma de proteção. Eu tenho ali uma energia que vai ser gerada com um custo fixo, e ainda é possível acumular e vender para a distribuidora de energia local”, explicou Karen.

Para ajudar industriais e comerciantes a implementar esse tipo de energia em seu estabelecimento, o Senai-DF e o Sebrae no DF fizeram uma parceria que os apoia em todas as fases de implementação.

Por meio do IST, o Senai-DF realiza a consultoria Energias Renováveis. Os especialistas do Senai fazem o diagnóstico e o projeto executivo. “O maior diferencial do nosso trabalho é entregar à empresa toda a documentação técnica e toda a informação necessária para que a instalação seja executada sem problemas e sem transtorno de obra. O Senai entrega o projeto e uma sugestão do cronograma de execução, até para que o próprio empresário possa questionar a empresa executora”, explicou a palestrante.

Com o projeto desenvolvido pelo IST em mãos, o empresário pode ainda contar com a consultoria do Sebrae nas rodadas de negócio para encontrar as melhores ações de mercado e linhas de financiamento para executar a instalação. “O Sebrae tem um projeto específico para o atendimento e desenvolvimento das empresas que querem adotar a energia fotovoltaica. A gente fez a parceria com o Senai pelo conhecimento da instituição na implantação da tecnologia. Dessa forma, o empresário que faz a consultoria tecnológica com diagnóstico e dimensionamento segue até a implementação da energia na empresa”, explica Cristiane Galvão, analista do Sebrae no DF.

Interessados em conhecer o serviço do IST em Energia Renovável podem entrar em contato com o SAC/Ouvidoria do Sistema Fibra pelo telefone (61) 4042.6565. Sobre as consultorias oferecidas pelo Sebrae no DF, fale pelo número 0800 570 0800.

Veja mais imagens do evento no link.

Texto: Aline Roriz
Foto: Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra