Delegação brasileira na WorldSkills Americas terá dupla do DF

Energia fotovoltaica

[ATUALIZAÇÃO 1º/10 às 9h47: Alteração na quantidade de países participantes e de ocupações que serão disputadas.] De 1º a 6 de outubro, jovens de 7 países das Américas e do Caribe vão participar da competição WorldSkills Americas 2018, em Santiago, no Chile. O Brasil vai disputar em 7das 8 ocupações, com alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Uma dupla do Senai representará a capital brasileira: João Pedro Marques, de 20 anos, e Rebecca Valle, de 19, vão competir na modalidade de Energia Fotovoltaica.

A WorldSkills Americas é uma organização não governamental que reúne instituições de educação profissional de 26 países das Américas e do Caribe com o objetivo de realizar competições que incentivem e promovam o intercâmbio técnico e pedagógico, buscando o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da educação profissional. As ocupações são divididas nas categorias Construção e Edificações, Moda e Criatividade, Serviços Pessoais, Tecnologias da Informação e Comunicação, Tecnologias de Manufatura e Engenharias e Transportes e Logística.

É a primeira vez que o Brasil tem representantes na ocupação de Energia Fotovoltaica. A modalidade é disputada em duplas. Os brasilienses vão competir com jovens das Antilhas Holandesas e do Peru. A prova terá 16 horas de duração e será dividida em três módulos. O primeiro terá duas partes: a de colocação dos perfilados, que são os suportes utilizados para assentar os módulos fotovoltaicos, e a de instalação das placas e dos cabos. No segundo módulo, eles vão fazer as fixações da infraestrutura elétrica com a parte de eletrodutos e das caixas de passagem. O terceiro módulo será para fechar o sistema, momento em que serão feitos o comissionamento e as verificações de funcionamento do inversor e da geração de energia para a rede elétrica.

“Tenho certeza de que essa participação vai me trazer muitas oportunidades de trabalho no futuro, porque a gente vê que o mercado está atrás de sustentabilidade, de novos recursos, de baratear a energia. Então eu acredito que, quando a gente voltar, as portas estarão abertas nessa área”, diz João Pedro.

Rebecca concorda com o colega de prova: “No Chile, poderemos conhecer de perto como essa atividade é realizada lá, pois é onde fica o Deserto do Atacama e tem uma usina solar enorme. Acho que proporciona uma visão diferente para quem quer trabalhar com fotovoltaica”.

A dupla do DF foi treinada pelos instrutores do Senai-DF Claudio Eduardo Araújo e Fabrício Padilha Barcellos. O último os acompanhará no Chile. Os jovens ainda fazem diariamente, pela manhã, à tarde e à noite, simulados da competição.

A cerimônia de abertura da WorldSkills Americas 2018 será na manhã de 1º de outubro. À tarde, os competidores terão o momento de ambientação. As provas serão nos dias 2, 3 e 4.

WorldSkills Americas

A competição é realizada a cada dois anos. Esta será a quarta edição do torneio, que já ocorreu duas vezes no Brasil – em 2010, no Rio de Janeiro, e em 2012, em São Paulo. Na edição paulista, todos os brasileiros que disputaram receberam medalha.

A única participação do Distrito Federal na WorldSkills Americas foi em 2014 e rendeu medalha de ouro na ocupação de Refrigeração e Ar Condicionado, com Gabriel Sousa Cardoso. O brasiliense hoje é instrutor do Senai-DF na área em que competiu. O torneio americano não tem relação com a classificação para a WorldSkills Competition, cuja próxima edição será em 2019, na Rússia.

Veja aqui a galeria de imagens.

Texto: Aline Roriz
Foto: Moacir Evangelista/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra