Empresas conhecem serviços de educação e de tecnologia do Senai

mundo senai 02

O Mundo Senai no Distrito Federal começou na noite de quinta-feira, 8 de novembro, com uma programação especial para empresas. Foram apresentadas duas diferentes áreas de atuação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF: os serviços de tecnologia e inovação e a aprendizagem industrial. As atividades do primeiro dia foram no Senai Sobradinho e no edifício-sede da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra).

Nesta sexta-feira (9), as três escolas do Senai-DF – no Gama, em Sobradinho e em Taguatinga – estão abertas ao público. O Mundo Senai é um evento anual e ocorre simultaneamente em todo o Brasil. O objetivo é apresentar a estrutura das escolas à comunidade e as soluções oferecidas às indústrias.

Os empresários e profissionais que compareceram ao edifício-sede da Fibra entenderam melhor o papel da aprendizagem industrial na promoção de política de recursos humanos e a formação profissional oferecida pelo Senai. Walberth Rogério de Souza, gestor nacional de Aprendizagem Industrial do Senai, falou sobre o tema. “A missão do Senai é promover uma aprendizagem que interesse ao jovem, ao mercado de trabalho, à sociedade e ao País. Utilizamos uma metodologia com estudos e análise de mercado para que atinja todos esses objetivos”, afirmou.

Também foram abordados os desafios para a implantação e a gestão da aprendizagem dentro do eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas). Patrícia Prates, consultora de gestão do Modelo Sesi de Sustentabilidade, subsidiou os empresários com informações sobre como prestar contas dos dados de aprendizes no novo sistema.

Fábio Thauan, de 20 anos, fez no Senai-DF o curso de Aprendizagem em Instalador e Reparador de Redes, Cabos e Equipamentos Eletrônicos e atuou na empresa Telemont como jovem aprendiz por um ano. Depois desse período, foi contratado como auxiliar técnico de fibra óptica. “A união da prática e da teoria do Senai me ajudou a crescer na área e a estar onde estou hoje”, contou à plateia.

Psicóloga da Brasal Refrigerantes, Danielle Christine também deu um depoimento sobre como a aprendizagem profissional ajuda as empresas na hora de criar mão de obra qualificada. “Temos exemplos diversos de jovens que se destacaram, foram contratados e que já foram promovidos dentro da empresa. O nosso diretor, por exemplo, começou como aprendiz, então vemos essa parceria com o Senai como fundamental”, afirmou.

Na ação em Sobradinho, o viés da palestra foram os serviços de tecnologia e inovação às empresas. O objetivo foi mostrar que a instituição tem soluções para melhorar processos produtivos, para aumentar a produtividade e a sustentabilidade e para ajudar na adequação às legislações. As apresentações foram feitas pelos funcionários do Senai-DF Vinicius Medeiros, engenheiro em segurança do trabalho, Daniel Zottich, consultor técnico na área ambiental, e Karen Schmidt, consultora técnica em energia.

Analista de recursos humanos da União Química, Camilla Oliveira Ramos participou pela primeira vez do Mundo Senai. “É uma iniciativa muito bacana e interessante, que agrega conhecimento. E a interação com outras empresas é muito boa para compartilharmos casos de sucesso.”

Durante o evento em Sobradinho, também foi apresentada a ferramenta que o Senai oferece para avaliação de maturidade da empresa no que diz respeito à indústria 4.0. Trata-se de uma avaliação digital gratuita que orienta o crescimento da empresa e apresenta as formas de inovação que ela deve seguir. A avaliação é feita pelo site www.desvendar40.com.

Ao final das duas palestras de quinta-feira, foram sorteadas vagas em cursos de qualificação do Senai-DF para os empresários presentes.

Veja mais fotos do evento no Link.

Texto: Aline Roriz
Foto: Helio Montferre/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra