Ecovila Naval apresenta balanço das atividades de 2018
- Detalhes
- Criado: Sexta, 07 Dezembro 2018 15:16
Na manhã da quarta-feira (5), no Comando do 7º Distrito Naval da Marinha do Brasil, na Esplanada dos Ministérios, ocorreu a entrega do relatório de atividades de 2018 do projeto Ecovila Naval. O objetivo foi reunir os parceiros e mostrar as ações desenvolvidas desde o início do programa, em março. O Sistema Fibra é um dos apoiadores.
Durante oito meses, foram atendidas 672 pessoas na Ecovila Naval. Elas participaram de cursos, de palestras, de workshops e de atividades recreativas e de lazer. “A integração das instituições parceiras permite um ambiente propício ao crescimento do mercado de trabalho, gerando um círculo virtuoso e sustentável”, afirma o comandante do 7º Distrito Naval, o vice-almirante Sérgio Goldstein.
Todas as atividades foram pensadas a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – 17 metas globais estabelecidas pela Organização das Nações Unidas. Educação, preservação do meio ambiente, inovação tecnológica, inclusão social e qualidade de vida são algumas das temáticas.
O Senai-DF levou cursos de qualificação gratuitos de Padeiro e de Pedreiro de Alvenaria para moradores da Vila Naval Almirante Visconde de Inhaúma, espaço dedicado às atividades do projeto, e de regiões vizinhas. “A estratégia é contribuir para a descentralização da geração de emprego e de renda nas grandes áreas de Brasília, além de promover qualificação profissional para atender ao setor produtivo”, explica o diretor regional do Senai-DF, Marco Secco. A ação é parte do programa Mais Senai, que oferece cursos de formação profissional fora das escolas da instituição no Distrito Federal.
Já o Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF) participou das ações com atividades do projeto Cozinha Brasil, ensinando receitas sustentáveis e nutritivas, por meio do aproveitamento integral dos alimentos.
Para a diretora do Voluntárias Cisne Branco – grupo formado por esposas de militares e por outras mulheres da sociedade civil –, Ana Beatriz Goldstein, a proposta é desconstruir os muros que dividem os quartéis da população. “Unimos o serviço militar ao privado em prol do ensino profissionalizante, a fim de qualificar as pessoas com o que temos de melhor e de forma inovadora”, disse.
Compareceram ao evento os representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no DF (Sebrae-DF), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio-DF), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do DF (Senar-DF), da Federação da Agricultura e Pecuária do DF (Fape-DF), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), do Instituto Desponta Brasil e do Instituto Federal de Brasília (IFB). Todos são parceiros do projeto.
Histórico
O projeto está instalado em área militar, na Vila Naval Almirante Visconde de Inhaúma, próximo a Santa Maria. No local há 216 casas e 800 moradores, mas o atendimento na Ecovila Naval também é aberto à população da região. A ideia é promover um espaço educativo, com atividades inovadoras e que estimulem mudanças para hábitos sustentáveis, além do desenvolvimento socioeconômico a partir da qualificação profissional.
Mais Senai
A parceria com a Marinha é o primeiro passo do programa Mais Senai, que levará para mais perto de empresas, de instituições parceiras e da comunidade cursos de formação profissional oferecidos pelas escolas do Senai no Distrito Federal: Gama, Sobradinho e Taguatinga.
A atuação itinerante é de três formas: com cursos realizados em empresas; por meio das unidades móveis, que permitem que o Senai leve a infraestrutura necessária para realização dos cursos a qualquer lugar; e com as unidades remotas, como já existem a de Brazlândia e a do Itapoã. Em todas essas situações, são oferecidos kits didáticos e toda a estrutura necessária para as aulas.
Veja como contratar os serviços do Mais Senai por meio do SAC/Ouvidoria: (61) 4042-6565.
Veja mais fotos do evento no Link.
Texto: Dayane dos Santos
Fotos: Moacir Evangelista/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra