Semana pedagógica do Senai-DF define ações para 2019

[ERRATA: 30/7, às 16h20: A integração entre as três áreas de negócios ocorreu pela segunda vez consecutiva. / Em 28/1, às 17h53: Diferente do que foi informado anteriormente, o Novo Ensino Médio em 2019 será ofertado em cinco turmas, nas áreas de redes de computadores, de eletrotécnica e de matemática.]

A abertura da semana técnico-pedagógica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) nesta segunda-feira (21) reuniu cerca de 200 profissionais no auditório da unidade de Taguatinga.22 semana pedagogica 2

Técnicos, instrutores, supervisores e coordenadores das escolas do Gama, de Sobradinho e de Taguatinga discutirão no encontro, que vai até sexta (25), estratégias para o cumprimento das diretrizes definidas para 2019.

Entre os objetivos principais estão a implementação do Novo Ensino Médio para os alunos do Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF) — parceiro do Senai-DF na formação escolar — e a busca por outros colaboradores para ampliar o acesso aos serviços da instituição em todas as regiões administrativas do DF por meio de programas como o Mais Senai.

Na cerimônia, o gerente de Educação Executiva do Senai Nacional, Felipe Morgado, avaliou o modelo de formação usado como inovador e importante para a educação brasileira, visto que atende às necessidades do mercado de trabalho.

“Nesta semana em que comemoramos 77 anos de fundação, já ultrapassamos a marca de 73 milhões de brasileiros capacitados em 28 áreas industriais em todo o País”, destacou.

Balanço de 2018 e metas para 2019

Nesta segunda-feira, os profissionais também foram apresentados aos resultados do trabalho do Senai-DF em 2018, além das metas e estratégias para este ano.

22 semana pedagogica Marco SeccoO diretor regional do Senai-DF, Marco Secco, explicou que alguns processos de expansão já foram definidos e serão feitos por meio do programa Mais Senai, de editais de credenciamento para instrutores temporários, de parcerias tecnológicas e de atendimento a empresas em um espaço que será criado para essa finalidade.

“A palavra-chave é produtividade. Temos que ter o melhor aproveitamento possível da nossa capacidade de trabalho. Vamos conquistar parceiros e levar para as nossas escolas projetos de atuação integrada. Queremos também promover ações em todas as regiões administrativas do DF”, disse Secco.

Nos próximos dias, cada escola vai desenvolver atividades específicas para as áreas industriais atendidas pelas instituições. Haverá ainda capacitação e treinamento dos instrutores.

Também será promovido um workshop para instrutores que vão ministrar a etapa da formação profissional dos alunos do Sesi-DF matriculados no Novo Ensino Médio. O modelo consiste em integrar o curso técnico com as disciplinas regulares divididas por área de conhecimento em apenas um turno. Serão cinco turmas nas áreas de redes de computadores, de eletrotécnica e de matemática.

Integração

Pela segunda vez consecutiva, a semana pedagógica do Senai-DF foi programada para integrar as três áreas de negócios da instituição: educação, tecnologia e inovação.

“Não tem como dissociar uma da outra. Cada vez mais vamos propor ações integradas para unir a equipe. O foco maior é o alinhamento para saberem onde estamos, onde queremos chegar e como vamos chegar”, explicou Valéria Silva, coordenadora de educação do Senai-DF.

Veja a galeria de imagens.

Texto: Aline Roriz
Foto: Moacir Evangelista/Sistema Fibra
Assessoria de Imprensa do Sistema Fibra