Sinduscon-DF comemora 10 anos do Projeto Indicadores do Concreto
- Detalhes
- Criado: Quarta, 25 Novembro 2020 14:39
Em evento virtual na tarde dessa terça-feira, 24 de novembro, o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) homenageou empresas do setor e engenheiros que se destacaram na 10ª etapa do Projeto Indicadores do Concreto e ao longo dos 10 anos da iniciativa.
O projeto mapeia a logística de fornecimento e a qualidade do concreto usinado utilizado em obras privadas no DF. As empresas parceiras dos setores de construção e imobiliário que têm concretagem em seus processos enviam os dados para o Sinduscon-DF. As informações são compiladas e organizadas em indicadores que podem ser consultados pelo público em geral. O objetivo é auxiliar as obras na gestão do processo de concretagem.
“Em 2010, ocorria uma crise forte de desabastecimento de concreto em Brasília. Eram muitos empreendimentos imobiliários e obras em andamento e havia dificuldades de logística, além de reclamações quanto à qualidade do insumo que estava sendo entregue”, pontou o diretor do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos, ao explicar sobre o início do projeto. “Prontamente, debatemos e discutimos sugestões para tentar conter esse problema. Uma das ideias foi o monitoramento da qualidade dos serviços prestados.”
O Sinduscon-DF é um dos 10 sindicatos filiados à Federação das Indústrias do DF (Fibra). Presente no evento, o diretor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Fibra, Graciomario de Queiróz, destacou a importância da ação para a indústria. “Este é um projeto que se identifica com o setor e apresenta aos executores das obras ferramentas para que eles possam ter obras de qualidade e ofereçam produtos aos seus contratantes com segurança.”
De acordo com o Sinduscon-DF, em 10 anos de projeto, 103 construtoras e nove laboratórios participaram, resultando no acompanhamento de 343 canteiros de obras e no monitoramento de 1.356.268 de metros cúbicos (m³) de concreto.
ISTCC-DF é premiado
As premiações ocorreram em 19 categorias (veja lista abaixo) e os vencedores receberam certificados e troféus. O Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil do DF (ISTCC-DF) foi premiado na categoria Laboratório Que Mais Concretagens Atendeu durante a 10ª etapa do projeto. Ao todo, foram 1.218 concretagens atendidas e 6.642 caminhões acompanhados de junho de 2019 a julho de 2020.
“O instituto realiza um trabalho de proximidade com o setor produtivo, identificando as necessidades das empresas. Como Senai, estamos prontos para apoiar na melhoria da qualidade e na produtividade da indústria da construção”, diz o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF), Marco Secco.
O ISTCC-DF está instalado no Senai Taguatinga e oferece diversos serviços. Para os ensaios, que são voltados para a área da construção, há cinco laboratórios: de Aço, Blocos de Concreto e Peças de Concreto para Pavimentação; de Concreto; de Agregados para Concreto e Solos; de Cimento e Argamassa e de Desempenho de Edificações. Empresas interessadas em contratar os serviços do Instituto devem ligar para o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do Senai-DF, no telefone (61) 4042-6565.
Antes da entrega dos prêmios, os participantes assistiram a duas palestras relacionadas à construção: Coeficiente de Variação do Concreto Usinado nas Obras, ministrada pelo engenheiro Renato Cortopassi, e Controle do Concreto pelo Engenheiro de Obra, apresentada pela engenheira e professora universitária Luciana Nascimento Lins. O evento contou com apoio da Fibra e do Senai-DF.
Veja a lista dos premiados:
Melhor Pontualidade Durante a 10ª Etapa
Direcional Engenharia S/A
Mais Volume Concretado pelo Canteiro Durante a 10ª Etapa
Direcional Engenharia S/A
Mais Volume Concretado pela Empresa que Participou com Mais de um Canteiro Durante a 10ª Etapa
Emplavi Realizações Imobiliárias LTDA
Empresa que Participou com Mais Canteiros no Projeto Durante a 10ª Etapa
Brasal Incorporações e Construções de Imóveis LTDA
Empresa que Participou com o Maior Número de Canteiros ao Longo das 10 Etapas do Projeto
Construtora Villela e Carvalho LTDA
Canteiro que Foi Mais Assíduo no Envio dos Dados Durante a 10ª Etapa
Figueiredo Ávila Engenharia LTDA
Melhor Vazão Média de Uma Concretagem Realizada com Volume entre 80m³ a 150m³ Durante A 10ª Etapa
Via Engenharia S/A
Melhor Vazão em uma Concretagem Realizada com Volume Acima de 150m³ Durante a 10ª Etapa
Emplavi Realizações Imobiliárias LTDA
Canteiro Destaque em Relação a Qualidade e Inovações Durante a 10ª Etapa
Construtora Villela e Carvalho LTDA
Canteiro com a Menor Frequência de Concretagens com Hora Extra Durante a 10ª Etapa
Multi Construtora e Incorporadora LTDA
Canteiro com o Menor Número de Horas Extras Durante a 10ª Etapa
Engenharia Carvalho Accioly LTDA
Engenheiro Destaque Durante a 10ª Etapa
Lucas Bernardes Carneiro, da Tecna Construtora LTDA
Técnico/Auxiliar de Engenharia/Estagiário Destaque Durante a 10ª Etapa
Gutemberg Soares de Gonzaga, da APEX Engenharia, Indústria e Comércio LTDA
Empresa Destaque Durante a 10ª Etapa
Construtora Villela e Carvalho LTDA
Empresas que Participaram com Canteiros em Todas as 10 Etapas do Projeto Indicadores do Concreto
Construtora Villela e Carvalho LTDA
Brasal Incorporações e Construções de Imóveis LTDA
APEX Engenharia, Indústria e Comércio LTDA
Laboratório que Mais Concretagens Atendeu Durante a 10ª Etapa
ISTCC do Senai-DF
Concreteira que Mais Concretagens Atendeu Durante a 10ª Etapa
Ciplan S/A
Concreteira Mais Pontual Durante a 10ª Etapa
Concrecon Concreto e Construções LTDA
Concreteira com Melhor Controle Tecnológico Dentre as Avaliadas
Ciplan S/A