Primeiras turmas do Renova-DF começam aulas em Ceilândia
- Detalhes
- Criado: Quarta, 02 Junho 2021 19:03

Começaram na segunda-feira, 31 de maio, as atividades do programa Renova-DF. O projeto do governo do Distrito Federal, coordenado pela Secretaria de Trabalho, prevê a qualificação profissional de 3 mil pessoas desempregadas, que vão ter aulas de Auxiliar de Manutenção ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF).
O lançamento das atividades das primeiras turmas ocorreu em evento na Praça da Bíblia, em Ceilândia. No local, os alunos finalizaram as matrículas do curso em uma unidade móvel do Senai-DF e receberam kits escolares. Na terça-feira, 1º de junho, os estudantes iniciaram as aulas em uma quadra esportiva na QNO 19, também em cidade.
No Renova-DF, o aprendizado ocorre em espaços públicos nas cidades. Nos pontos, os estudantes recebem a formação profissional e realizam as atividades práticas, recuperando praças, parques infantis, quadras, campos de futebol, pontos de encontro comunitário, calçadas, jardins e paradas de ônibus. O segundo grupo iniciará as atividades em Samambaia, na segunda semana de junho.
Presente no evento de lançamento, o governador Ibaneis Rocha falou da importância social do projeto, que reúne secretarias, órgãos e empresas públicas do DF. Ele também agradeceu ao Sistema S, que é parceiro da iniciativa com o Senai-DF. “O Renova-DF só foi possível pela união de esforços e trata da recuperação da dignidade das pessoas. Estamos vivendo um momento de pandemia, quando muita gente perdeu o emprego e, por isso, vamos transformar este em um projeto permanente de governo, para que outros também sejam atendidos, consigam tirar seus diplomas, montar seus negócios, empreender e trabalhar”.
O presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra) e do Conselho Regional do Senai-DF, Jamal Jorge Bittar, agradeceu ao governador pela confiança no Sistema Indústria como parceiro do governo do DF em ações para atendimento à sociedade. “Temos muito orgulho em fazer parte deste programa, que é um dos mais competentes deste País. Já há outros estados interessados em aplicar projetos como este, que dá formação profissional qualificada em um curso rápido; renda, com as bolsas que serão pagas, e ainda revitaliza equipamentos públicos para a população”, afirmou.
Além da formação profissional, os alunos vão receber bolsa um salário mínimo durante o curso, além de auxílio transporte e seguro contra acidentes pessoais. José Jovecir de Araújo Mesquita (foto), de 49 anos, é um dos estudantes. Natural de Unaí (MG), mora no DF há 11 anos e viu no Renova-DF duas oportunidades — a de se aprimorar na profissão e a de concluir os estudos regulares. “Já trabalhei na construção e sempre tive vontade de estudar mais. Agora, vou aprender sobre as profissões de pedreiro e serralheiro e vou aproveitar o valor da bolsa e fazer um curso supletivo. Quero terminar o segundo grau para melhorar meu currículo e conseguir um emprego com carteira assinada”, disse.
O Renova-DF
O Renova-DF é uma parceria entre as secretarias de Trabalho, Governo e Transporte e Mobilidade; as companhias Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) e Energética de Brasília (CEB); o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF). As inscrições para o projeto foram realizadas em 2020 pela Secretaria de Trabalho, responsável também pela convocação das turmas para início das aulas.
O curso aplicado pelo Senai-DF é de iniciação profissional e terá duração de 240 horas, com aulas básicas na área de construção civil. Após a formação, alunos receberão certificado e terão conhecimentos básicos em técnicas como poda, adubação de plantas, manutenção de canteiros, assentamento de tijolos, preparação de superfícies para pintura e manutenção de elétrica básica.
Em caso de dúvidas, os alunos devem entrar em contato com a Secretaria de Trabalho por ligação no telefone (61) 3773-9557/9566/9572 ou 9560 e por WhatsApp, nos números (61) 99199-3268 ou 99198-8727.
Texto: Nilson Carvalho
Fotos: Bruno Frauzino/Senai-DF
Assessoria de Comunicação do Senai-DF