Programa Renova-DF lança novas turmas em cinco regiões administrativas

Nesta semana, foi lançado o terceiro ciclo do Renova-DF, com 1,5 mil novos alunos. O primeiro grupo iniciou as atividades na terça-feira, 9 de novembro, na Praça dos Direitos do Itapoã. Setecentos e cinquenta alunos passaram a fazer parte do programa do governo do Distrito Federal, que coordenado pela Secretaria de Trabalho qualifica pessoas desempregadas com o curso de Auxiliar de Manutenção. As aulas são ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF). Os novos estudantes vão atuar nas regiões administrativas do Itapoã, da Estrutural e do Riacho Fundo I.

Já na quinta-feira (11), as regiões do Guará e de Águas Claras receberam mais 750 alunos do Renova-DF. Nesta sexta-feira (12), o grupo participa de um aulão (foto), que ocorre em formato híbrido, com turmas divididas no Senai Taguatinga, no Centro Cultural Sesi e no Sesi Saúde Central Park, localizado no Setor Comercial Norte.renova df terceiro ciclo aulao inaugural 12.11.2021 fotoVictor Hugo Pessoa Senai DF

Com carga horária de 240 horas distribuídas em cerca de três meses de aulas, o curso abordará técnicas de alvenaria, carpintaria, elétrica, hidráulica, jardinagem, paisagismo, pintura, serralheria e segurança no ambiente de trabalho.

“O Renova-DF traz dignidade para as pessoas, pois por meio da qualificação profissional é possível conseguir um emprego. Há uma demanda na área da construção civil. Por isso, a escolha de entregar uma formação nesse segmento”, afirmou o secretário de Trabalho do DF, Thales Mendes, durante o evento no dia 9.

As aulas ocorrerão em espaços públicos como praças, parques infantis, quadras poliesportivas, pontos de encontro comunitário e paradas de ônibus. As atividades práticas serão concluídas com a reforma e a restauração de patrimônios públicos.

“Estamos vivendo um momento difícil, causado pela pandemia da covid-19, e é preciso investir na capacitação para retomada da economia. Esse é um compromisso do governo”, disse o vice-governador, Paco Britto, também no Itapoã.

renova df terceiro ciclo aulao inaugural 12.11.2021 fotoBruno Frauzino Senai DFDesempregado há nove meses, Deivison Siqueira (foto), de 40 anos, faz parte da turma que iniciou as atividades no Itapoã. Ele está esperançoso em conseguir uma recolocação no mercado de trabalho. “Eu trabalhava como vigilante, mas emprego na área de segurança não está fácil. Quero aprender sobre outros setores e, assim, ter um leque maior de possibilidades. O certificado do Senai me ajudará nesse processo”, diz.

A gerente de Educação Profissional do Senai-DF, Milla Michelle Couto Ribeiro, explica que o currículo pedagógico do curso de Auxiliar de Manutenção permite que o aluno tenha conhecimento amplo e ao final consiga desempenhar inúmeras funções. “O programa foi desenhado a partir da necessidade da indústria da construção. Acreditamos que ter noção de um todo facilitará a entrada do aluno no mercado.”

Histórico
Em setembro, outras mil pessoas ingressaram no projeto. Quinhentos alunos são atendidos na região administrativa de Arniqueira, 300 estão sendo qualificados em Ceilândia e 200 têm aulas em São Sebastião.

O primeiro ciclo, formou 789 alunos em Samambaia e em Ceilândia. A cerimônia de entrega de certificados ocorreu também em setembro.

O Renova-DF é uma parceria entre as secretarias de Trabalho, de Governo e de Transporte e Mobilidade; as companhias Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e a de Saneamento Ambiental do DF (Caesb); o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF).

[Atualização em 20/1, às 13h40: o número de formandos do primeiro ciclo do Renova-DF foi atualizado.]

Texto: Dayane dos Santos
Foto do aulão: Victor Hugo Pessoa/Senai-DF
Foto de Deivison Siqueira: Bruno Frauzino/Senai-DF
Assessoria de Comunicação do Senai-DF