Governo local lança quarto ciclo do Renova-DF

O governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Trabalho, lançou nessa quarta-feira, 15 de dezembro, na Torre de TV de Brasília, o quarto ciclo do Renova-DF. O programa qualifica pessoas desempregadas com o curso de Auxiliar de Manutenção. As aulas são ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF). Serão 1,5 mil novos alunos, que vão atuar na Asa Sul e na Asa Norte.Renova DF quarto ciclo FotoMoacirEvangelista15122021

As aulas ocorrerão em espaços públicos como praças, parques infantis, quadras poliesportivas, pontos de encontro comunitário e paradas de ônibus. As atividades práticas serão concluídas com a reforma e a restauração de patrimônios públicos.

Com carga horária de 240 horas distribuídas em cerca de três meses de aulas, o curso abordará técnicas de alvenaria, carpintaria, elétrica, hidráulica, jardinagem, paisagismo, pintura, serralheria e segurança no ambiente de trabalho.

“O objetivo é qualificar a população para o mercado de trabalho, prestando serviços à sociedade, acabando com a ideia do assistencialismo e dando oportunidade de vida, de trabalho e de qualificação”, afirmou o governador do DF, Ibaneis Rocha. Ele também destacou o trabalho desenvolvido pelo Senai-DF. “A instituição é séria e uma das mais respeitadas do País.”

As novas turmas iniciarão as atividades na próxima semana. Os estudantes terão aula inaugural, na qual conhecerão os instrutores e as regras de participação e receberão kit didático e equipamentos de proteção individual (EPI). Também assistirão a palestras sobre segurança no trabalho e primeiros socorros.

Para o 1º vice-presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Pedro Henrique Verano, presente no evento, a iniciativa contribui para o setor industrial. “O Senai tem a expertise de trabalhar os conteúdos pedagógicos de acordo com as demandas da indústria. E, consequentemente, abastecerá a área da construção civil com ótimos profissionais. É um setor que está crescendo e apoiando a retomada da economia, diante da crise causada pela pandemia da covid-19.”

Renova DF quarto ciclo FotoMoacirEvangelista15122021 2A manicure Sandra Pereira (foto), de 48 anos, trabalha como autônoma, mas há um tempo não consegue trabalho. “O Renova-DF está me dando a possibilidade de qualificação em outro segmento, assim terei a chance de conseguir um emprego. Além disso, o auxílio me ajudará com as contas de casa”, diz. O programa conta com a apoio do Banco de Brasília (BRB) como agente financeiro responsável pelo pagamento das bolsas.

Histórico
O primeiro ciclo do Renova-DF formou 789 alunos, em Samambaia e em Ceilândia. A cerimônia de entrega de certificados ocorreu em setembro deste ano. No mesmo mês, outras mil pessoas ingressaram no projeto. Destas, 760 permanecem. Eles têm aulas nas regiões administrativas de Arniqueira, de Ceilândia e de São Sebastião.

Em novembro, deu-se início ao terceiro ciclo do programa com mais 1,5 mil alunos no Itapoã, na Estrutural, no Riacho Fundo I, no Guará e em Águas Claras.

O Renova-DF é uma parceria entre as secretarias de Trabalho, de Governo e de Transporte e Mobilidade; as companhias Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e a de Saneamento Ambiental do DF (Caesb); o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF).

[Atualização em 20/1, às 13h40: o número de formandos do primeiro ciclo do Renova-DF foi atualizado.]

Texto: Dayane dos Santos
Fotos: Moacir Evangelista/Senai-DF
Assessoria de Comunicação do Senai-DF
 
Veja aqui a galeria de imagens
 

Governo local lança quarto ciclo do Renova-DF