Mais Senai forma primeiras turmas de 2022
- Detalhes
- Criado: Terça, 18 Janeiro 2022 16:28
Sessenta e sete alunos receberam certificado do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) na sexta-feira, 14 de janeiro, durante cerimônia de formatura no Instituto Mãos Solidárias, localizado na região administrativa do Sol Nascente. A iniciativa faz parte do programa Mais Senai, no qual a instituição realiza capacitações fora das unidades de ensino.
As formações foram nos cursos de Assistente Administrativo, de Assistente de Recursos Humanos e de Operador de Computador. As aulas foram ministradas no próprio Instituto, com carga horária de 200 horas cada um, em cerca de três meses. São cursos de qualificação, que têm o objetivo de inserir o aluno no mercado de trabalho ou de lhe permitir uma recolocação profissional.
“O trabalho do Senai é facilitar o processo de ensino-aprendizagem e dar oportunidades para pessoas melhorarem de vida por meio da educação, levando à espaços fora das nossas escolas cursos requisitados pelo mercado de trabalho”, afirmou o diretor regional do Senai-DF, Marco Secco, durante a cerimônia de formatura.
No curso de Assistente Administrativo, por exemplo, 22 estudantes aprenderam temas como comunicação oral e escrita, fundamentos de informática, matemática aplicada e organização e controle de documentos. Francione Pereira (foto), de 37 anos, é um dos formandos. Ela tem curso superior em Gestão de Recursos Humanos, mas está desempregada desde agosto de 2021. “O curso me permitiu uma atualização profissional e a aprender uma temática nova, o que na minha área é fundamental e até uma exigência. A expectativa agora é conseguir um emprego voltado aos serviços administrativos”, disse.
Para Wanderley Santos, fundador do Instituto Mãos Solidárias, a parceria com o Senai-DF ultrapassa a sala de aula. “Os instrutores ensinam sobre vida profissional e despertam o acreditar em um futuro, dão esperança. Além disso, os cursos são a porta para a conquista de um trabalho.”
Vagas abertas
Para o primeiro trimestre de 2022, está previsto o início de outras 12 turmas: Assistente Administrativo, Assistente de Recursos Humanos, Confeiteiro, Costureiro sob Medida, Designer Gráfico, Eletricista Instalador Residencial, Operador de Computador e Padeiro.
São 300 vagas que estão abertas para inscrição. Moradores do Sol Nascente e de regiões próximas ao Instituto Mãos Solidárias podem se inscrever nos cursos. Basta ir até a instituição e apresentar originais e entregar cópias do RG, do CPF e dos comprovantes de residência e de escolaridade.
O Instituto é localizado no Sol Nascente (Trecho 3, Lote 5 Chácara 119) e o atendimento aos interessados é feito de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Mais Senai
Em 2021, o Mais Senai formou 850 alunos nas áreas de Alimentos, Construção Civil, Gestão, Tecnologia da Informação e Vestuário.
O ex-aluno Filipe Rodrigues, de 23 anos, fez o curso de Padeiro no ano passado e está trabalhando no segmento. Ele acredita que, com os conhecimentos adquiridos na capacitação pode executar os preparos das massas com maior agilidade. “No início eu não tinha noção de como pegar na massa. Foi uma oportunidade para aprender técnicas avançadas e me tornar o profissional que sou hoje”, conta.
Nas aulas, ele aprendeu sobre planejamento e fabricação dos produtos de panificação, em conformidade com as normas e procedimentos técnicos e de qualidade.
Filipe afirma que foi importante aprender a planejar a rotina de produção para não atrasar a entrega dos produtos. “Os conhecimentos que os professores nos ensinam torna o dia a dia da profissão mais prático.”