Alunos do 3º ciclo do Renova-DF reformam espaços públicos no Plano Piloto e em outras cinco regiões
- Detalhes
- Criado: Quinta, 10 Fevereiro 2022 17:44
Técnicas de alvenaria, carpintaria, elétrica, hidráulica, jardinagem, paisagismo, pintura, serralheria e segurança no ambiente de trabalho são os temas trabalhados no curso de Auxiliar de Manutenção do Renova-DF. Os alunos do terceiro ciclo do programa terminarão a capacitação em 16 de fevereiro e estão na fase de conclusão de reformas de espaços públicos. A cerimônia de formatura está prevista para ocorrer no dia 18.
O objetivo do Renova-DF é qualificar pessoas desempregadas e, por meio das atividades práticas, reformar e restaurar equipamentos públicos. Na entrequadra 104/105 Sul, por exemplo, 125 alunos se dedicam à revitalização de parquinhos, quadras de areia, de tênis e poliesportiva, campo de areia e ponto de encontro comunitário.
A iniciativa é do governo local, coordenada pela Secretaria de Trabalho do Distrito Federal. O curso é ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) e tem carga horária de 240 horas, distribuídas em cerca de três meses de aulas. Atualmente, há outras turmas do Renova-DF em Águas Claras, na Estrutural, no Guará, no Itapoã, no Plano Piloto e no Riacho Fundo I.
Na manhã de quarta-feira, 9 de fevereiro, o governador do DF, Ibaneis Rocha, visitou a entrequadra 104/105 Sul e viu de perto o trabalho desenvolvido pelos alunos. “Todos acham que o Plano Piloto é um local que tem de tudo e que está bem arrumado, mas na verdade precisa sim de reformas. É preciso dar opções de qualidade de vida para a população”, afirmou.
Na região administrativa, 63 equipamentos foram recuperados e outros 113 estão em reforma, sendo 57 na Asa Sul e outros 56 na Asa Norte. Cerca de 120 turmas têm aulas práticas nos locais.
|
|
|
|
“O Renova-DF é um programa de qualificação prática. Os participantes aprendem de forma efetiva as funções de um profissional da construção civil. A metodologia é voltada a atender as necessidades do mercado de trabalho, o que futuramente mudará o cenário econômico da cidade. Além disso, proporciona espaços de integração para as comunidades”, explica o secretário de Trabalho do DF, Thales Mendes.
Para o diretor regional do Senai-DF, Marco Secco, a parceria está dando respostas efetivas à população. “Começamos em junho de 2021 como um laboratório, a fim de aplicar a metodologia de ensino, quase que 100% prática, e de estudar as demandas e necessidades das reformas. A partir disso, expandimos o programa e hoje atendemos a capital federal de forma efetiva. A parceria é benéfica principalmente para os alunos, pois entregamos educação de qualidade.”
Fora do mercado de trabalho há 15 anos, Ivanilde Alves (foto), de 39 anos, faz parte de uma das turmas do Plano Piloto. Ela enxerga no programa a oportunidade de recolocação e a conquista de um emprego. “Eu me identifiquei com a área de segurança no trabalho e de organização de materiais, como almoxarifado. Além de ter aprendido coisas que posso aplicar dentro da minha casa, serviços tais como paisagismo ou pintura de paredes. Sei que o certificado do Senai me ajudará a conseguir uma vaga de trabalho”, diz.
Histórico
O primeiro ciclo do Renova-DF formou 789 alunos, com ações em Samambaia e em Ceilândia. A cerimônia de entrega de certificados ocorreu em setembro de 2021. No mesmo mês, outras mil pessoas ingressaram no projeto. Destas, 732 concluíram a capacitação. Eles tiveram aulas nas regiões administrativas de Arniqueira, de Ceilândia e de São Sebastião.
Em novembro do mesmo ano, deu-se início ao terceiro ciclo do programa com mais 1,5 mil alunos no Itapoã, na Estrutural, no Riacho Fundo I, no Guará e em Águas Claras. O quarto ciclo, também com 1,5 mil alunos, iniciou as atividades na segunda quinzena de dezembro, no Plano Piloto.
O Renova-DF é uma parceria entre as secretarias de Trabalho, de Governo e de Transporte e Mobilidade; as companhias Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e a de Saneamento Ambiental do DF (Caesb); o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF).
Veja aqui a galeria de imagens.