Minas Gerais é ouro na ocupação de Jardinagem e Paisagismo da seletiva da WorldSkills 2022

A dupla mineira Laércio Martins de Melo e Thiago Aparecido Oliveira é a campeã da seletiva da ocupação de Jardinagem e Paisagismo para a WorldSkills 2022 — competição mundial de profissões técnicas. A premiação ocorreu nesta sexta-feira, 18 de fevereiro, no auditório da escola de Taguatinga do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF), com transmissão ao vivo no YouTube.Encerramento Worldskills Jardinagem e Paisagismo FotoBrunoFrauzino18022022 4953 

Os jovens terão a chance de representar o Brasil na 46ª edição da disputa mundial, que será em Shanghai, na China, prevista para ocorrer em outubro deste ano. A confirmação da vaga para a competição está sujeita à manutenção da nota atingida durante a seletiva por meio de simulados que serão realizados até as vésperas da WorldSkills.

De 14 a 17 de fevereiro, os competidores realizaram provas no Centro de Treinamento do Departamento Nacional do Senai, que fica na região administrativa do Guará. Também participaram da disputa os brasilienses e alunos do Senai-DF Abner Alves Gomes e José Arthur Menahem, que conquistaram a medalha de prata.

O projeto a ser executado era a construção de uma parede de pedras naturais, de um pavimento de pedras e blocos, de uma ponte de madeira sobre um lago ornamental e, ao final, o plantio e a ornamentação do jardim.

Encerramento Worldskills Jardinagem e Paisagismo FotoBrunoFrauzino18022022 4960A seletiva foi dividida em três módulos, sendo dois de avaliação individual e outro de análise da dupla. “Antes avaliávamos a dupla como um conjunto durante todas as provas, mas este ano optamos por um novo modelo. Assim, é possível checar as habilidades de cada competidor individualmente e selecionar os melhores. Além disso, damos a oportunidade de mais de uma região competir a nível mundial”, explica o avaliador líder da área, Alef Souza, do Senai de Minas Gerais.

“O trabalho em equipe foi fundamental para que o resultado fosse positivo. Trabalhamos para crescermos juntos e conquistar o pódio da competição”, disse Laércio, de 21 anos. Ele e Thiago estudam juntos desde o Ensino Médio e já fizeram dois cursos no Senai de Minas Gerais — de Aprendizagem em Alvenaria em Acabamento e o de Técnico em Edificações. “Fomos motivados por instrutores e pela vontade de vencer. Na pandemia, por exemplo, criei meu próprio jardim em casa. Tudo para não deixar de treinar e para aperfeiçoar meus conhecimentos”, conta Thiago, de 21 anos.

Cerimônia de premiação
A premiação foi marcada por uma cerimônia que reuniu estudantes e a equipe técnico-pedagógica do Senai-DF. “A WorldSkills é a culminância de esforços dos competidores e de uma equipe que acompanha de forma assídua os jovens. A instituição demonstra o seu valor com iniciativas como essa, em que dá oportunidade para que estudantes se tornem medalhistas a nível mundial”, afirma o diretor regional do Senai-DF, Marco Secco.

Na WorldSkills, os competidores de até 22 anos, precisam alcançar índices de excelência ao executar tarefas semelhantes àquelas realizadas no dia a dia da indústria ou do setor de serviços. As seletivas formam a delegação brasileira, que será composta por alunos de cursos técnicos e de formação profissional do Senai e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). "Comecei minha trajetória dentro do Senai Taguatinga, a fim de ter uma colocação no mercado de trabalho. Estar aqui hoje e ver alunos em busca de fazer o diferencial na indústria é motivo de inspiração para a nossa educação”, diz um dos coordenadores da Olimpíada do Conhecimento do Senai Nacional Luiz Alberto Monte, que esteve presente no evento.

Conheça os vencedores:

Jardinagem e Paisagismo
Ouro: Laércio Martins de Melo e Thiago Aparecido Oliveira, de Minas Gerais — classificados para WorldSkills 2022

Prata: Abner Alves Gomes e José Arthur Menahem, do Distrito Federal

Texto: Dayane dos Santos
Fotos: Bruno Frauzino/Senai-DF
Assessoria de Comunicação do Senai-DF