Secretaria de Trabalho inicia quinto ciclo do programa Renova-DF

16 3 2022 Abertura do Quinto Ciclo do Renova DF Foto Victor Hugo Pessoa Capa4Na manhã de quarta-feira, 16 de março, o governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Trabalho, lançou o quinto ciclo do Renova-DF. O programa qualifica pessoas desempregadas com o curso de Auxiliar de Manutenção. O evento de lançamento ocorreu no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade e reuniu os 2.037 novos alunos que vão atuar na Asa Norte e em campos sintéticos e centros olímpicos pelas regiões da capital federal.

As aulas serão ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) e ocorrerão em espaços públicos como praças, parques infantis, quadras poliesportivas e pontos de encontro comunitário, que são reformados e restaurados durante as atividades práticas do curso.

16 3 2022 Abertura do Quinto Ciclo do Renova DF Foto Victor Hugo Pessoa Capa3“O Renova-DF traz dignidade para as pessoas, pois por meio da qualificação profissional é possível conseguir um emprego. O programa tem transformado vidas e mudado histórias”, disse o secretário de Trabalho do DF, Thales Mendes, na cerimônia. Ele também reforçou a parceria entre o governo local e o setor produtivo. “Escolhemos o Senai pelo reconhecimento internacional da instituição no ensino de qualidade na área da construção civil. Já a escolha do setor é pela demanda por profissionais qualificados e aptos para o mercado de trabalho.”

Com carga horária de 240 horas, distribuídas em cerca de três meses de aulas, o curso abordará técnicas de alvenaria, carpintaria, elétrica, hidráulica, jardinagem, paisagismo, pintura, serralheria e segurança no ambiente de trabalho.

Para o 1º vice-presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Pedro Henrique Verano, o programa contribui para a retomada da economia após a crise causada pela pandemia da covid-19. “A indústria necessita de profissionais com conhecimento para produzir com eficiência, baixa perda e maior produtividade. A oportunidade abre as portas da empregabilidade.”

Júnia Carvalho (foto), de 35 anos, está desempregada há cerca de dois anos e tem esperança de que com o certificado do curso possa ingressar no mercado de trabalho. “Estou em Brasília a pouco mais de um ano e, neste tempo, venho estudando para conseguir um emprego. O Renova-DF incentiva a participação de mulheres em uma área dominada por homens, o que me estimula, já que gosto do segmento e tenho interesse em trabalhar. É igualdade de gênero.” Ela também cursa Auxiliar Mecânico de Manutenção no Senai Gama, capacitação que trata sobre a leitura e a interpretação de desenho mecânico e montagem e a desmontagem de conjuntos mecânicos.16 3 2022 Abertura do Quinto Ciclo do Renova DF Foto Victor Hugo Pessoa Capa1

Participaram do evento o deputado federal Luis Miranda (Republicanos), o deputado distrital Robério Negreiros (PSD) e a secretária de Esporte e Lazer do DF, Giselle Ferreira.

Primeiras atividades
Na quinta-feira (17), ocorre a aula inaugural do curso, momento em que os alunos conhecerão os instrutores e as regras de participação e receberão kit didático e equipamentos de proteção individual (EPI). Na sexta-feira (18) haverá o workshop Segurança do Trabalho na Construção Civil. Já na segunda-feira (21), eles participam da palestra Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas.

“Ao finalizar o curso, o aluno terá condição de atuar na fase inicial de qualquer processo produtivo, tanto no setor da construção civil quanto de formas diversas, gerando renda. É uma reposta efetiva para a população do DF”, diz o diretor regional do Senai-DF, Marco Secco, presente na cerimônia de lançamento.

Histórico
O primeiro ciclo do Renova-DF formou 789 alunos, com ações em Samambaia e em Ceilândia. A cerimônia de entrega de certificados ocorreu em setembro de 2021. No mesmo mês, outras mil pessoas ingressaram no projeto. Destas, 732 concluíram a capacitação, com aulas nas regiões administrativas de Arniqueira, de Ceilândia e de São Sebastião.

Em novembro do mesmo ano, deu-se início ao terceiro ciclo do programa com mais 1,5 mil alunos em Águas Claras, na Estrutural, no Guará, no Itapoã e no Riacho Fundo I. Em fevereiro deste ano, 1.164 concluíram a capacitação e receberam os certificados.

O quarto ciclo, também com 1,5 mil alunos, iniciou as atividades na segunda quinzena de dezembro de 2021, no Plano Piloto.

O Renova-DF é uma parceria entre as secretarias de Trabalho, de Governo e de Transporte e Mobilidade; as companhias Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e a de Saneamento Ambiental do DF (Caesb); o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF).

[Atualização em 23/12, às 14h25: o número de formandos do 3º ciclo do Renova-DF foi atualizado]

Texto: Dayane dos Santos
Fotos: Victor Hugo Pessoa/Senai-DF
Assessoria de Comunicação do Senai-DF

Veja aqui a galeria de imagens:

Secretaria de Trabalho inicia quinto ciclo do programa Renova-DF