Senai-DF realiza pesquisa sobre a metodologia BIM nas indústrias de construção

O Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil do Distrito Federal (ISTCC-DF) está realizando uma pesquisa sobre a metodologia BIM (Building Information Modeling) nas indústrias de construção civil. O instituto vai acrescentar ao portfólio de serviços uma consultoria que atenda o setor na implementação do BIM, e os dados coletados na pesquisa serão importantes para identificar o estágio de utilização do sistema nas empresas no DF. Com as informações, será possível montar a melhor estratégia de suporte ao setor.Construção civil FotoVictorHugoPessoa Senai DF15062020 2

O questionário pode ser respondido até 10 de abril por qualquer empresa da construção no DF, no link: bit.ly/pesquisabimdf. Os entrevistados são questionados quanto ao porte, ao ramo de atividade e se a empresa já implementou a metodologia BIM. Neste último caso, se a resposta for positiva, é necessário informar em qual setor o sistema foi aplicado. Caso a resposta seja negativa, a empresa pode sinalizar se tem interesse em aplicá-lo, indicar quais as dificuldades encontradas e a perspectiva de prazo de adoção. A pesquisa foi elaborada pelo Insituto Euvaldo Lodi do Distrito Federal (IEL-DF).

Building Information Modeling
O termo BIM traduzido do inglês significa Modelagem de Informação da Construção. É um conjunto de tecnologias, de processos e de políticas integradas às fases de construção de uma edificação. O modelo inteligente permite que dados multidisciplinares sejam incorporados em diversas plataformas e ferramentas online, o que cria uma representação digital de todo o ciclo de vida de uma obra, desde o projeto até a execução. Conheça os benefícios do modelo:

A metodologia também possibilita a rastreabilidade em auditorias e as atualizações constantes de dados podem ser utilizadas na operação e manutenção da edificação.

“A tecnologia BIM permite a compatibilização entre todas as disciplinas em um menor tempo e com maior precisão, reduzindo os erros de projetos que seriam encontrados apenas na etapa de execução da obra”, explica Kallinny Dutra, gerente do Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil do DF.

Outra vantagem em implementar o BIM é estar em conformidade com a Lei n° 14.133, de 1º de abril de 2021, que estabelece normas gerais de licitação e contratação para as administrações públicas e com aplicação, por exemplo, a obras e serviços de arquitetura e engenharia. A lei determina que nas licitações dessa área serão preferencialmente adotadas a Modelagem da Informação da Construção ou tecnologias e processos integrados similares ou mais avançados que venham a substituí-las.

Avança BIM no DF
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do DF (Crea-DF) promoverá na quinta-feira, 24 de março, às 14h, o webinar Avança BIM no DF. O evento tem apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do DF (CAU-DF). O objetivo do bate-papo online é discutir sobre a metodologia na construção civil e tirar dúvidas para implementação. Além de divulgar a pesquisa do ISTCC-DF.

As palestrantes serão a gerente e a consultora do Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil do DF, Kallinny Dutra e Bianca de Miranda, respectivamente. Participarão a presidente do Crea-DF, Fátima Có, e a presidente do CAU-DF, Mônica Blanco.

Os interessados em participar devem se inscrever no site do evento.

Texto: Dayane dos Santos
Foto: Victor Hugo Pessoa/Senai-DF — 15.6.2020
Assessoria de Comunicação do Senai-DF