Terceira turma do programa Escola de Eletricistas da Neoenergia recebe certificados de conclusão do Senai-DF
- Detalhes
- Criado: Sexta, 08 Abril 2022 17:54
“Foi uma experiência ímpar para mim, eu não conhecia nada da parte elétrica e, ao entrar no curso, pensei que teria muita dificuldade, mas o Senai e a Neonergia proporcionaram o aprendizado. Estou preparado para o mercado”, relata Eduardo Gomes Rabelo, de 40 anos. Ele é um dos 17 concluintes do curso Eletricista de Redes de Distribuição de Energia Elétrica, do programa Escola de Eletricistas, da distribuidora Neoenergia. A entrega dos certificados ocorreu nesta sexta-feira, 8 de abril, na escola de Taguatinga do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF).
A ação tem o objetivo de capacitar pessoas para trabalhar com instalações elétricas em redes de distribuição de energia. As aulas são ministradas pelo Senai-DF. Na turma de Eduardo, os ensinamentos ocorreram cinco vezes por semana, com quatro horas por dia. “Eu queria novos ares e essa foi uma grande oportunidade”, diz o aluno, que atuava como agente de portaria e resolveu dedicar-se integralmente ao curso. Ele é um dos dez contratados pela companhia ao término da capacitação.
“É muito gratificante para a Neoenergia ter a oportunidade de, junto ao Senai, capacitar pessoas para atuar no sistema elétrico. São profissionais que estão aptos para trabalhar com nossas empresas parcerias ou até mesmo como autônomos ou em outras empresas do setor”, pontua o presidente da Neoenergia Brasília, Frederico Candian.
O curso teve início em agosto de 2021, com 25 estudantes. Em 480 horas de aula, com teoria e prática, os alunos aprenderam assuntos como eletricidade básica, normas regulamentadoras, segurança no sistema elétrico de potência, instruções de segurança e meio ambiente, tarefas e requisitos básicos para intervenção em redes de distribuição, poda de vegetação, medição direta de energia elétrica e operação de chaves e equipamentos.
“A essência do Senai é transformar a vida das pessoas e melhorar a qualidade e o desempenho das empresas. Quando empresas selecionam os alunos, eles passam pelo curso e ao final vem a contratação, que é, para nós, a culminância de todo o processo. Sabemos que a formação foi de qualidade e será efetiva, transferida para a produtividade no mercado de trabalho”, destacou o diretor regional do Senai-DF, Marco Secco.
Também concluinte do curso, Thawanny Sousa Gomes, de 29 anos, já trabalhou como terceirizada na área administrativa da antiga operadora de energia da capital e viu no curso uma oportunidade para retomar o ofício — dessa vez, em campo, contratada pela Neoenergia. “Quando a gente luta, tem um objetivo e alcança, é só gratidão. Vou me esforçar muito para conseguir corresponder a tudo isso que me foi dado”, conta. O curso Eletricista de Redes de Distribuição de Energia Elétrica foi o primeiro dela no Senai-DF. A ideia é seguir em busca de conhecimento: “pretendo fazer mais cursos aqui para me capacitar cada vez mais”.
Esta é a terceira turma que se forma no Senai-DF pelo programa. Em dezembro de 2021, ocorreu a formatura de 46 alunos das duas primeiras turmas. À época, 26 homens e 19 mulheres foram contratados para compor o quadro de colaboradores da Neoenergia. Outra turma, com 25 alunos, teve início em janeiro e tem previsão de término para abril.