Senai-DF entrega mais 118 certificados do programa Mais Senai
- Detalhes
- Criado: Quarta, 04 Mai 2022 18:00
“Conquista. Essa é a palavra que define este momento, no qual eu enxergo o futuro do meu negócio com certificados em mão. Foram três meses de muita dedicação e esforços para adquirir conhecimentos que eu pudesse aplicar na prática e me tornar um bom profissional”, conta, sorridente, Wesley Vieira (foto), de 40 anos. Ele é dono de uma hamburgueria e um dos formandos do programa Mais Senai, que realiza capacitações fora das unidades de ensino do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF).
Wesley concluiu os cursos de Confeiteiro e de Padeiro, com carga horária de 200 horas cada um. Durante o período, o aluno aprendeu a planejar e preparar massas doces e salgadas, coberturas, cremes e sobremesas, além de conhecer as normas e procedimentos técnicos de qualidade, de segurança e de higiene na cozinha. “Me matriculei com a intenção de aprender a fazer pão e, assim, tornar a produção dos meus hambúrgueres totalmente artesanal, pois já faço o mesmo com as carnes e os molhos. Contudo, dei de cara com um novo universo e enxerguei novas possibilidades. Hoje, além dos pães, que sei fazer com excelência, quero vender bolos e tortas.”
A cerimônia de formatura ocorreu nesta quarta-feira, 4 de maio, no Instituto Mãos Solidárias, localizado na região administrativa do Sol Nascente, espaço onde também ocorreram as aulas. Parceiro do Senai-DF, o local recebe ainda outros cinco cursos: Assistente Administrativo, Assistente de Recursos Humanos, Costureiro sob Medida, Eletricista Instalador Residencial e Operador de Computador. Foram entregues 118 certificados para estas formações, com exceção da área do Vestuário, que se forma em junho.
“O objetivo do Instituto é transformar vidas na nossa comunidade. Para isso, contamos com o apoio de várias entidades, em especial o Senai, que traz até nós ensino de qualidade. É a esperança de conseguir um emprego, por meio de uma qualificação profissional”, afirmou a vice-presidente do Mãos Solidárias, Amanda Neres, ao público do evento.
Para a gerente executiva de Educação do Senai-DF, Valéria Silva (foto à direita), a educação é a porta para mudanças positivas. “O mercado de trabalho exige profissionais habilidosos, abertos a inovação e que saibam propor soluções. Além do conteúdo pedagógico, orientamos os estudantes quanto a esses pontos. A formação é integral.”
Participaram da cerimônia a coordenadora de Educação Profissional do Senai-DF, Kátia Lisboa, o supervisor técnico e o orientador pedagógico do Senai-DF Adriano Barreto e Elkin Paez, respectivamente, e a terceira secretária do Departamento da Cultura da Embaixada da Alemanha no Brasil, Sophie Boehm. O órgão diplomático, por meio de um convênio com o Instituto, forneceu máquinas de costura, geladeira, freezer, fogão industrial, fornos e outros itens para que a prática dos cursos fosse realizada.
Histórico
Até maio deste ano, o Mais Senai já entregou 185 certificados nas áreas de Alimentos, Construção Civil, Gestão, Tecnologia da Informação e Vestuário na parceria com o Instituto Mãos Solidárias.
Moradores do Sol Nascente e de regiões próximas ao Instituto Mãos Solidárias podem se inscrever nos cursos. Basta ir até a instituição e apresentar originais e entregar cópias do RG, do CPF e dos comprovantes de residência e de escolaridade. Os inscritos serão convocados conforme novas turmas forem abertas.
O Instituto é localizado no Sol Nascente (Trecho 3, Lote 5 Chácara 119) e o atendimento aos interessados é feito de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.