Governo no DF lança 6º ciclo do Renova-DF em Ceilândia
- Detalhes
- Criado: Terça, 14 Junho 2022 17:53
Qualificar pessoas desempregadas com o curso de Auxiliar de Manutenção. Esse é o objetivo do Renova-DF, que é uma iniciativa do governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Trabalho. Nesta terça-feira, 14 de junho, no Ginásio Regional de Ceilândia, ocorreu o lançamento do sexto ciclo do programa, que irá atender mais 2,5 mil alunos.
As aulas serão ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) e ocorrerão em espaços públicos como praças, parques infantis, quadras poliesportivas e pontos de encontro comunitário, que são reformados e restaurados durante as atividades práticas do curso.
“Oportunidade é a palavra que define o Renova-DF. Aqueles que não têm esperança ou que já pensaram em desistir de ter uma profissão encontram no programa a chance de melhorar de vida. Isso tudo é possível graças a união de esforços dos setores público e produtivo”, disse o governador do DF, Ibaneis Rocha, aos alunos. “A população também ganha ao receber um equipamento público reformado”, completou.
Os novos participantes do programa vão atuar em Ceilândia, em viadutos da região central de Brasília, em campos sintéticos e centros olímpicos pelas regiões da capital federal, além de darem apoio a outros locais que já estejam recebendo turmas do Renova-DF.
Para o diretor regional do Senai-DF, Marco Secco (foto à esquerda), a iniciativa permite o resgate social. “O trabalho dos poderes Executivo e Legislativo, em parceria com a indústria, promove a entrega de qualificação profissional de qualidade. Assim, é possível gerar empregos e renda para a cidade.”
Com carga horária de 240 horas, distribuídas em cerca de três meses de aulas, o curso abordará técnicas de alvenaria, carpintaria, elétrica, hidráulica, jardinagem, paisagismo, pintura, serralheria e segurança no ambiente de trabalho.
“A construção civil é uma área dominada por homens, mas o Renova-DF está dando espaço para que mulheres mostrem o seu potencial. É esse o objetivo do programa: dar respeito, dignidade e esperança para a população de Brasília”, afirma o secretário de Trabalho do DF, Thales Mendes.
Nos dias 15, 20, 21 e 22, respectivamente, os novos estudantes participarão da entrega dos uniformes, da aula inaugural, de um workshop sobre segurança do trabalho na construção e de uma palestra sobre prevenção ao uso de álcool e outras drogas.
Ana Paula Lira (foto), de 44 anos, moradora da Estrutural, trabalhava como costureira, mas ficou desempregada no início da pandemia da covid-19 e vê no Renova-DF a esperança de voltar para o mercado de trabalho. “Hoje, eu e meu marido tiramos o nosso sustento de bicos e com a ajuda de doações. O curso do Senai me dará ferramentas para conseguir um emprego e, assim, criar meus dois filhos com mais conforto.”
Participaram do evento a deputada federal Celina Leão (PP), o presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente (MDB), os deputados distritais Fernando Fernandes (PROS) e Robério Negreiros (PSD), o secretário de Governo, José Humberto Pires, e o administrador regional de Ceilândia, Cláudio Ferreira
Histórico
O Renova-DF teve início em maio de 2021. O primeiro ciclo formou 789 alunos, com ações em Samambaia e em Ceilândia. A cerimônia de entrega de certificados ocorreu em setembro de 2021. No mesmo mês, outras mil pessoas ingressaram no projeto. Destas, 732 concluíram a capacitação, com aulas nas regiões administrativas de Arniqueira, de Ceilândia e de São Sebastião.
Em novembro do mesmo ano, começou o terceiro ciclo do programa com mais 1,5 mil alunos em Águas Claras, na Estrutural, no Guará, no Itapoã, no Plano Piloto e no Riacho Fundo I. Em fevereiro deste ano, 1.164 concluíram a capacitação e receberam os certificados.
O quarto ciclo, também com 1,5 mil alunos, iniciou as atividades na segunda quinzena de dezembro de 2021. Desses, 1.111 formaram-se em março de 2022. Foram feitas intervenções no Itapoã, no Plano Piloto, no Varjão e na região de Vargem Bonita, no Park Way.
O quinto ciclo A teve início em março de 2022, com 2.037 alunos que atuam na Asa Norte e em campos sintéticos e centros olímpicos pelas regiões da capital federal. Já em abril, mais 1,5 mil alunos ingressaram no quinto ciclo B do programa.
[Atualização em 23/12, às 14h25: os números de formandos dos 3º e 4º ciclos do Renova-DF foram atualizados]
Veja aqui a galeria de imagens: