Projeto Mão na Massa entrega 251 certificados para mulheres em cursos da área de Alimentos
- Detalhes
- Criado: Segunda, 25 Julho 2022 17:37
Técnicas de produção, planejamento e padronização na elaboração de receitas, segurança e higienização dos alimentos, uso integral dos ingredientes e estrutura física e funcionamento da cozinha. Esses foram alguns dos temas trabalhados em sala de aula nos cursos do projeto Mão na Massa, iniciativa da Secretaria da Mulher do Distrito Federal e do Instituto BRB de Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Socioambiental. Durante a ação, 178 mulheres em situação de vulnerabilidade social receberam 251 certificados.
As primeiras turmas iniciaram os encontros em agosto de 2021 e a última foi encerrada em 12 de julho deste ano. As aulas foram ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF), na escola de Taguatinga. A seleção do público atendido foi feita pela Secretaria.
As capacitações foram de Bolos Caseiros, de Bombons e Trufas, de Cozinheiro Básico, de Pizzas e Calzones e de Técnicas de Confeitaria. A carga horária variou conforme o curso, de 12 a 120 horas-aulas.
O objetivo das formações foi de ampliar, complementar ou atualizar competências de determinado perfil profissional e, assim, inserir a aluna no mercado de trabalho. As concluintes receberam certificado.
No curso de Cozinheiro Básico, por exemplo, as estudantes aprenderam sobre a base da culinária francesa, técnicas de cortes e de armazenamento dos alimentos, elaboração de cardápio e ficha técnica de pratos. “Avaliamos o conhecimento da aluna para aprimorar os pontos que ela já sabe e ensinamos assuntos até então desconhecidos. É mostrar que receitas do dia a dia podem se tornar pratos servidos em restaurantes, basta ousar em uma técnica ou no uso dos ingredientes. Há a teoria, mas a prática é fundamental para o processo de ensino-aprendizagem”, explica a instrutora de Alimentos do Senai-DF Yasmin Alencar. Na visão da profissional, o projeto estimula também o empreendedorismo. “A maioria já usa das habilidades na cozinha para venda de produtos, mas com a qualificação elas terão mais propriedade para crescer no espaço gastronômico, já que aprendem noções de precificação, redução de desperdícios e métodos mais efetivos na criação de receitas.”
No último dia de aula, a instrutora propôs ao grupo a elaboração de um cardápio completo com entrada, prato principal e duas opções de sobremesa. O resultado foi croquete de carne com homus, filé mignon ao molho de vinho acompanhado de polenta cremosa, terrine de chocolate com praliné de amendoim e riz au lait — um arroz doce cremoso com chantili — com caramelo salgado.
Juliana Souza, de 40 anos, fez três cursos do projeto: Bombons e Trufas, Cozinheiro Básico e Técnicas de Confeitaria. “Aproveitei a oportunidade! Foi a grande chance que eu tive para aprender a cozinhar verdadeiramente, usando técnicas, produtos e as ferramentas corretas”, afirma. A moradora de Sol Nascente acredita que com os certificados em mãos terá liberdade e independência financeira. “Eu faço bolos confeitados para vender, mas já tive prejuízos ao comprar mais produtos que o necessário ou ao cobrar um valor inferior ao meu serviço. Agora tudo vai mudar, pois tenho conhecimento de como fazer. E, cada curso que fiz foi fundamental para que isso se tornasse possível.”
Cursos gratuitos
O Senai-DF está com inscrições abertas para diversos cursos gratuitos de aperfeiçoamento e de qualificação profissional. Há opções nas escolas de Brasília, que fica no Setor de Indústrias Gráficas (SIG), do Gama, de Sobradinho e de Taguatinga.
São cursos em áreas como Alimentos, Automotiva, Construção Civil, Domótica, Eletroeletrônica, Gestão, Gráfica e Editorial, Logística, Madeira e Mobiliário, Tecnologia da Informação, Refrigeração e Vestuário.
Para se inscrever, o interessado deve acessar o site cursos.senaidf.org.br. No formulário, é necessário inserir cópia do RG (frente e verso). Em seguida, o candidato receberá um e-mail confirmando a inscrição.
Os pré-requisitos variam conforme o curso e as vagas serão ocupadas por ordem de inscrição. A convocação dos inscritos para efetivação da matrícula será por e-mail ou por telefone, assim que as turmas atingirem a quantidade mínima de alunos.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Senai-DF, no telefone (61) 4042-6565, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30.
Veja aqui a galeria de imagens: