Está aberta a temporada de treinamento da Olimpíada do Conhecimento
- Detalhes
- Criado: Quarta, 27 Julho 2022 10:44
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) realizou na noite de segunda-feira, 25 de julho, a cerimônia de abertura da Olimpíada do Conhecimento 2022/2023. O evento, que ocorreu na escola de Taguatinga, marcou o início do treinamento dos alunos do Senai-DF para a WorldSkills — maior competição mundial de profissões técnicas.
Para fazer parte do grupo que será preparado para a WorldSkills, os alunos precisaram se inscrever e fazer uma prova escrita. Os melhores classificados foram entrevistados e agora formam o time de competidores do Senai-DF.
Além dos jovens na capital federal, há estudantes de cursos técnicos e de formação profissional participando dos treinamentos da Olimpíada do Conhecimento em escolas do Senai em todo o País. Ao final da preparação, os alunos disputam seletivas nacionais que classificam os melhores de cada ocupação para formarem a delegação brasileira que competirá na WorldSkills.
O mundial ocorre a cada dois anos e a próxima edição, que será a 47ª da história, tem previsão de ser realizado na cidade de Lyon, na França, em setembro de 2024.
"A WorldSkills é uma vitrine de novos talentos e a porta de entrada para o mercado de trabalho. Os estudantes se tornam profissionais de alto nível, basta ser disciplinado, responsável e dedicado. Esses três critérios são capazes de transformar vidas", afirma a coordenadora de Competições Educacionais do Sesi e do Senai-DF, Eliséia Tavares.
Para concorrer a uma vaga na etapa nacional, os competidores treinarão até setembro de 2023. Durante o período, eles serão avaliados constantemente para alcançar o índice da ocupação que disputam. São simulados que medem o desempenho, a habilidade, a entrega e o tempo de realização de prova. Ao longo do processo, haverá classificatórias internas para definir quem representará o DF nas seletivas.
Já na fase internacional da competição, em que o objetivo é representar o Brasil, os jovens precisam alcançar índices de excelência ao executar tarefas semelhantes àquelas realizadas no dia a dia da indústria ou do setor de serviços.
O ex-competidor e treinador da ocupação de Construção em Alvenaria Jefferson Almeida contou ao público da cerimônia sobre a experiência e os desafios ao participar do torneio. “Há um conjunto de fatores que corrobora para que o aluno se destaque e alcance um lugar no pódio. São eles: estrutura, materiais e corpo docente. O Senai oferece essas ferramentas e estimula a conquista de medalhas por meio da educação. É um processo árduo, mas extremamente gratificante”, disse. Jefferson conquistou o terceiro lugar nas seletivas de 2012 e garantiu a primeira medalha do DF na ocupação. Hoje ele é treinador e avaliador líder da área no Senai-DF. Também carrega o título de expert, por ser um dos profissionais de referência de Construção em Alvenaria da WorldSkills no Brasil.
O Senai-DF treinará 23 ocupações:
Aplicação de Revestimento Cerâmico
Computação em Nuvem – Cloud
Construção Digital – BIM
Construção em Alvenaria
Design Gráfico
Eletricidade Industrial
Eletricidade Predial
Eletrônica Industrial
Funilaria Automotiva
Instalação e Manutenção de Redes
Instalações Hidráulicas e a Gás
Jardinagem e Paisagismo
Marcenaria de Estruturas
Marcenaria de Móveis
Mecânica de Automóveis
Mecânica de Refrigeração
Panificação
Pintura Automotiva
Pintura Decorativa
Robótica Móvel
Segurança Cibernética
Sistema DryWall e Gesso
Tecnologia da Moda
Participaram do evento a coordenadora de Educação Profissional do Senai-DF, Kátia Lisboa, e o gerente operacional do Senai Taguatinga, Keison Souza.