Senai-DF sedia painel educacional de evento científico da SBPC

Painel do Senai DF na 74ª reunião da SBPC Capa 1Na tarde de terça-feira, 26 de julho, a escola de Taguatinga do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) sediou o painel Educação e Trabalho para o Progresso da Ciência e o Desenvolvimento do País. A ação é parte das atividades da 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que nesta edição tem como tema Ciência, Independência e Soberania Nacional.

Na plateia, durante duas horas, cerca de 200 alunos de oito turmas do Senai-DF assistiram a palestras sobre educação empreendedora, acesso ao ensino superior e futuro do trabalho.

Diretor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Graciomário de Queiróz destacou que a instituição é a responsável por ações de desenvolvimento da indústria local e ressaltou a importância em oferecer educação para formar cidadãos capazes de enfrentar desafios.

“A pandemia se instalou há mais de dois anos nos obrigou a construir novas estratégias de aprendizagem. Esse período nos mostrou que as habilidades técnicas precisam estar acompanhadas de competências comportamentais e que precisamos capacitar nossos profissionais para que coloquem a tecnologia em função de suas necessidades e não que se tornem dependentes delas”, avaliou.

A fala foi complementada pela diretora do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (UnB), Marileusa Chiarello: “Estamos passando de uma educação que era totalmente baseada na absorção passiva do conhecimento para um protagonismo dos estudantes e de outros atores da sociedade. O objetivo é termos mais responsabilidade com as pessoas, com a nossa família, com o meio ambiente e com o planeta”. Ela foi a responsável por falar ao público sobre educação empreendedora.

Também da UnB, a diretora de Inovação para o Ensino de Graduação da universidade, Symone Jardim, falou sobre formas de acesso ao ensino superior, como vestibulares tradicionais e a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Do Senai Nacional, o gerente de Educação Profissional e Superior, Mateus Simões de Freitas, levou aos estudantes conhecimentos sobre o futuro do trabalho e alertou os alunos sobre a importância do constante aprendizado. “Estamos vivendo uma grande transformação digital, que é o uso das tecnologias digitais no setor produtivo. Fomos a primeira cidade do Brasil a receber a tecnologia 5G, que permitirá mais facilidade para poder controlar máquinas e processos, processar informações e fazer com que os equipamentos possam conversar entre si e rodar um processo produtivo de uma forma mais autônoma”, explicou.

“Não interessa o setor em que vocês querem trabalhar. As tecnologias estarão presentes e os profissionais que tiverem conhecimento delas vão ter oportunidades diferenciadas no mercado de trabalho”, completou Freitas.

Também participaram do evento o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Elísio Luz, e o diretor regional do Senai-DF, Marco Secco.

O painel desta terça-feira teve transmissão ao vivo pelo canal da Fibra no YouTube. Para assistir às palestras, clique aqui.

Reunião Anual da SBPC
Realizadas desde 1949, as reuniões anuais da SBPC buscam debater políticas públicas nas áreas de ciência, tecnologia, inovação e educação e difundir avanços científicos em diversas áreas do conhecimento. A 74ª edição é realizada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e pela Universidade de Brasília. Os eventos ocorrem até 30 de junho e a programação completa está disponível no site da iniciativa: https://ra.sbpcnet.org.br/74RA/

Texto: Samira Pádua
Foto: Marcos Gomes/Senai-DF
Assessoria de Comunicação do Senai-DF
 
Veja aqui a galeria de imagens: 
Painel do Senai-DF na 74ª reunião da SBPC - Senai Taguatinga