Neoenergia e Senai-DF formam mais 41 profissionais na Escola de Eletricistas
- Detalhes
- Criado: Terça, 23 Agosto 2022 14:52
Quarenta e um alunos do programa Escola de Eletricistas receberam em 15 de agosto os certificados de conclusão do curso Eletricista de Redes de Distribuição de Energia Elétrica. O programa é realizado por meio de parceria da distribuidora Neoenergia com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF). A cerimônia de formatura foi realizada no auditório do Senai Taguatinga.
As turmas eram compostas por 18 homens e 23 mulheres. Uma das alunas foi Ana Caroline Ferreira, de 30 anos, que considerou o curso desafiador, principalmente para as mulheres da turma. Ela é formada em pedagogia, mas decidiu mudar a área de atuação e dedicou-se integralmente ao curso.
“A força de vontade das mulheres da turma foi o que mais me impressionou. Saber que nós somos capazes de lidar e vencer um processo como esse, que não é fácil, exigiu muito foco. O dia a dia do eletricista é complexo e a gente conseguiu chegar até aqui. Agora eu quero trabalhar nessa área e procurar cursos para aprofundar meu conhecimento. Não quero parar por aqui.”, disse a aluna, que foi uma das oradoras da turma.
As aulas foram ministradas pelo Senai-DF, com metodologia baseada em um ensino no qual o profissional não só reproduz técnicas aprendidas em manuais, mas é apto a planejar, tomar decisões e realizar atividades com autonomia.
“Hoje é dia de celebrar a dedicação de vocês, que aprenderam novas técnicas e se tornaram profissionais qualificados que vão fazer a diferença no mercado de trabalho. Para a equipe do Senai-DF é bastante gratificante fazer parte dessa história. Nós acreditamos no poder transformador da educação e é preciso buscar cada vez mais qualificação, pois o mercado de trabalho e as tecnologias estão em constante evolução. É importante se atualizar cada vez mais e ser a diferença, pois o nosso país precisa dessa mudança, que aumenta a competitividade na indústria”, disse a gerente executiva de Educação do Senai-DF, Valéria Silva.
Futuro do setor elétrico
“Estamos aqui com a quinta e a sexta turma da Escola de Eletricistas recebendo os certificados. Agradecemos a dedicação dos instrutores nesses três meses de curso e a cada um de vocês, que estão se formando nessa profissão tão importante, e que irá levar uma energia de qualidade para a população do DF”, afirmou o presidente da Neoenergia Brasília, Frederico Candian, que destacou a importância da capacitação para a comunidade e parabenizou os alunos pelo empenho.
Em 480 horas de aula, com teoria e prática, os alunos aprenderam temas como eletricidade básica, normas regulamentadoras, segurança no sistema elétrico de potência, instruções de segurança e meio ambiente, tarefas e requisitos básicos para intervenção em redes de distribuição, poda de vegetação, medição direta de energia elétrica e operação de chaves e equipamentos.
“Vocês, que neste exato momento estão recebendo o certificado de eletricista, representam o futuro do setor elétrico. Temos muitas histórias inspiradoras de colaboradores que começaram como eletricistas e que, com muita dedicação e força de vontade, foram trilhando aquilo que sonharam para as suas carreiras”, destacou o diretor-presidente nacional da Neoenergia, Eduardo Capelastegui Saiz.
Profissionais contratados e inscrições abertas
A Escola de Eletricistas é um programa realizado pela Neoenergia em cinco unidades da Federação. No Distrito Federal, foi lançado em agosto de 2021 e já formou 128 profissionais, em seis turmas. Destes, 63 foram contratados pela empresa e outros 25, que fazem parte do último grupo de formados, vão trabalhar na Neoenergia a partir de setembro. Atualmente, há 102 alunos estudando em quatro turmas da escola no DF.
As inscrições para a próxima turma do programa estão abertas e podem ser feitas pelo site da Neoenergia até 23 de agosto.
Fotos: Victor Hugo Pessoa/Senai-DF
Assessoria de Comunicação do Senai-DF
