Senai-DF define competidores das seletivas para a WorldSkills

Ser reconhecido como o melhor profissional do mundo. Esse é o desejo dos competidores da WorldSkills — maior competição mundial de profissões técnicas. No ritmo de preparação para 47ª edição da disputa, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) já formou a equipe que buscará uma vaga para representar o Brasil no campeonato.8 5 2023 Seletivas internas WorldSkills Foto Victor Hugo Pessoa SenaiDF

O grupo, de 15 competidores, foi definido em simulados classificatórios disputados em 14 ocupações de 2 a 5 de maio, no Senai Taguatinga. No total, 23 alunos e ex-alunos do Senai-DF disputaram as vagas que selecionaram os representantes da capital federal na fase nacional das seletivas, que será realizada no fim de 2023. Os melhores classificados na etapa nacional formarão a delegação brasileira do Senai na WorldSkills 2024.

A cerimônia de premiação dos simulados classificatórios ocorreu na segunda-feira, 8 de maio, também no Senai Taguatinga. “O formato de avaliação das seletivas internas é o mesmo das etapas nacional e internacional. A ideia é que eles entendam o funcionamento da disputa, aprendam a administrar o tempo para execução dos módulos e cumpram os critérios de qualidade exigidos”, explica a coordenadora de Competições Educacionais do Senai-DF, Eliséia Tavares.

O primeiro dia dos simulados foi de ambientação no local das avaliações, para teste e organização de materiais. Ao longo da semana, os alunos realizaram os módulos e foram avaliados constantemente, devendo cumprir as tarefas de acordo com padrões internacionais de qualidade.

Na área de Tecnologia Automotiva, por exemplo, quatro estudantes concorreram a uma vaga para a seletiva nacional. Eles tiveram de solucionar problemas relacionados ao funcionamento de veículos como gerenciamento eletrônico do motor, sistema de transmissão, frenagem e carroceria.

O topo do pódio da ocupação ficou com Gustavo Satoshi Miura (foto), de 20 anos, que fez o curso de Mecânico de Motores Ciclo Otto. “A disputa coloca em prova as nossas habilidades, e é muito bom ver na prática o reconhecimento do meu esforço e da minha persistência. A paixão pela automotiva surgiu com o automobilismo, desde criança eu acompanho as corridas. Eu quero estar um dia nos bastidores, trabalhar em projetos de sistemas mecânicos. Acredito que a WorldSkills me dará competências para me tornar um bom profissional”, diz o jovem.Gustavo Satoshi Miura de Morais Tecnologia Automotiva 2023 fotoVictorHugoPessoa SenaiDF

Mundial
Participam da WorldSkills jovens de até 22 anos, estudantes de cursos técnicos ou de formação profissional. O Brasil é representado por alunos do Senai e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

O mundial ocorre a cada dois anos e a próxima edição, que será a 47ª da história, tem previsão de ser realizada na cidade de Lyon, na França, em setembro de 2024.

Conheça os competidores do Senai-DF que irão disputar as seletivas nacionais:

Igor Gabriel Rodrigues Ferreira

Lucas Perdigão

Luiz Augusto Soares Fernandes                                                           

Davi Oliveira Rodrigues

José Guilherme Alves Magalhães

Eduardo Vinícius Orílio da Silva                                                                       

João Vitor Gomes de Oliveira

Kauã Fellipe Ferreira Guimarães Jorge

Christyan Railan Brito dos Anjos

Miriã Freitas Oliveira

Samuel Augusto Marins Bastos e Thaylon Roberto Muniz da Silva                                                              

Tiago Ferreira de Brito

Gustavo Satoshi Miura

Willian Douglas Nascimento Reis

Texto: Dayane dos Santos
Fotos: Victor Hugo Pessoa/Senai-DF
Assessoria de Comunicação do Senai-DF
 
Veja aqui a galeria de imagens:

Senai-DF define competidores das seletivas para a WorldSkills