Escola de Eletricistas forma 15ª turma
- Detalhes
- Criado: Quinta, 01 Junho 2023 18:54
“Eu enxergava a profissão de eletricista como exclusivamente masculina, mas descobri que esse universo também é ocupado por muitas mulheres. Por meio do curso, quebrei preconceitos e mitos”, afirma Ana Paula Ferreira (foto), de 44 anos. Ela é um dos formandos do curso Eletricista de Redes de Distribuição de Energia Elétrica, do programa Escola de Eletricistas. A iniciativa é da distribuidora Neoenergia, executada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF).
Na quarta-feira, 31 de maio, ocorreu a cerimônia de formatura da 15ª turma do programa. O evento foi realizado no auditório do edifício Armando Monteiro, sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), no Setor Bancário Norte.
Vinte e quatro pessoas concluíram a capacitação, que teve 480 horas-aulas, com encontros de janeiro a abril. O grupo aprendeu sobre eletricidade básica, normas regulamentadoras, segurança no sistema elétrico de potência, instruções de segurança no trabalho e de meio ambiente, tarefas e requisitos básicos para intervenção em redes de distribuição, poda de vegetação, medição direta de energia elétrica e operação de chaves e equipamentos, além de direção defensiva.
“A confiança depositada no Senai para desempenhar o papel de formação dessas pessoas demonstra o quão o Sistema S, em especial a indústria, é importante para a sociedade. O mercado de trabalho escolhe por qualidade e, isso, os nossos alunos têm de sobra. Entregamos profissionais capacitados”, disse o presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra) e do Conselho Regional do Senai-DF, Jamal Jorge Bittar.
A metodologia de ensino da instituição prepara os estudantes para planejar, tomar decisões e realizar atividades com autonomia, por meio de ferramentas que unem teoria à prática.
Para o CEO da Neoenergia, Eduardo Capelastegui, a educação contínua é primordial para o processo de crescimento profissional. “A nossa atividade é de risco elevado. Por isso, temos de entender muito bem o que estamos fazendo, tanto que o primeiro componente que vocês aprendem no curso é sobre segurança. O conhecimento permite evitar acidentes e a executar bem o serviço. Não parem por aqui, continuem firmes na caminhada”, disse aos formandos.
E é esse o objetivo de Ana Paula, que pretende cursar Técnico em Eletrotécnica no Senai-DF. “Sonho em trabalhar com projetos de sistemas elétricos e um curso de nível técnico me dará essa possibilidade. A qualificação que eu recebi foi a primeira porta que se abriu para área de energia. A partir de agora é me especializar para crescer ainda mais.”
Reconhecimento público
A formatura contou com a presença da primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, do secretário nacional de Transição e Planejamento Energético do Ministério de Minas e Energia, Thiago Barral, da diretora vice-presidente de Regulação, Institucional e Sustentabilidade da Neoenergia, Solange Ribeiro, do diretor-presidente da Neoenergia Brasília, Frederico Candian, e do diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, e do diretor regional do Senai-DF, Marco Secco.
“A Escola de Eletricistas dá oportunidade para que mulheres saiam da dependência financeira de seus parceiros, o que em alguns casos pode até contribuir para que elas saiam também de situações difíceis. Hoje, ocupamos espaços que até então eram majoritariamente masculinos e antes não foi por falta de competência, mas sim por falta de oportunidade. Esse programa trata de igualdade”, afirmou Janja.
O projeto busca estimular a geração de emprego e renda. Por isso, além do curso de qualificação, a Neoenergia faz uma seleção dos alunos para que eles tenham a chance integrar o quadro de colaboradores.
A companhia já formou mais de 5,5 mil em cinco unidades da Federação — Distrito Federal, Bahia, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul e Pernambuco —, cerca de 75% foram contratados. Na capital federal, em aproximadamente dois anos da parceria entre a Neoenergia e o Senai-DF, 348 pessoas foram capacitadas. Desse total, 239 foram contratadas e 117 são mulheres.
No Gama, em Sobradinho e em Taguatinga, os alunos da Escola de Eletricistas têm estrutura especial para a execução dos cursos, com campos de postes que simulam a rede de distribuição de energia da cidade e que são utilizados nas aulas.
Veja a galeria de fotos: