Governo local lança terceiro ciclo do Renova-DF com mais de 2,6 mil alunos

21 6 2023 Novo Ciclo Renova DF Fotos Victor Hugo Pessoa CapaO governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, promoverá a qualificação no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) de mais 2.650 pessoas desempregadas. Além de terem a oportunidade de receber o certificado do curso de qualificação Auxiliar de Manutenção, abrindo as portas para o mercado de trabalho, elas colaborarão para a restauração da infraestrutura pública.

Este é o terceiro ciclo de 2023 do Renova-DF. O programa é uma das ações do governo para combater o desemprego. Durante a qualificação no Senai-DF, os alunos colocam em prática o aprendizado reformando espaços públicos como praças, parques infantis, quadras poliesportivas e pontos de encontro comunitário. Nesta edição, atuarão nas regiões administrativas de Brazlândia, da Candangolândia, do Cruzeiro, do Gama, do Núcleo Bandeirante, do Paranoá, do Park Way, do Plano Piloto, do Recanto das Emas, do Riacho Fundo e de Sobradinho.

O curso tem 240 horas, distribuídas em cerca de três meses. Os instrutores do Senai-DF ensinarão técnicas de alvenaria, carpintaria, elétrica, hidráulica, jardinagem, paisagismo, pintura, serralheria e segurança no ambiente de trabalho. As aulas práticas ocorrerão durante a reforma e a restauração dos equipamentos públicos. A cada 80 horas de aulas concluídas, os participantes receberão bolsa no valor de um salário mínimo (R$ 1.320), paga pelo governo local.

21 6 2023 Novo Ciclo Renova DF Fotos Victor Hugo Pessoa Cláudia Carvalho (foto), de 53 anos, está desempregada desde 2020 e acredita que, com a certificação do Senai-DF, terá chances de conquistar uma vaga. “O maior ganho que esse projeto me dará é conhecimento. Creio que é ele que possibilita novos caminhos. Poderei aplicar o que eu aprender na minha própria casa também, diminuindo custos com reparos feitos por terceiros. Ter uma bolsa para me ajudar nas despesas de casa será maravilhoso”, diz.

O lançamento do terceiro ciclo de 2023 do Renova-DF foi em 21 de junho, no Ginásio de Esportes do Cruzeiro. Na ocasião, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do DF, Thales Mendes, falou aos novos alunos sobre o valor social e econômico do programa. “A capital federal tem mais de 270 mil desempregados, e o nosso objetivo é diminuir drasticamente esse número. O Renova-DF é um dos caminhos para alcançarmos essa meta, pois oferece capacitação e vivência profissional. Ou seja, prepara vocês para o mercado de trabalho”, afirmou.

Para o 1º vice-presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Pedro Henrique Verano, a capacitação é a porta de entrada para área da construção. “O mercado está escasso de mão de obra qualificada. O Renova-DF é a oportunidade para ingressar nesse segmento, que envolve diversos campos.”

Também estiveram no lançamento do terceiro ciclo de 2023 do Renova-DF o diretor regional do Senai-DF, Marco Secco, o secretário de Governo do DF, José Humberto Pires de Araújo, a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Soares, o deputado distrital Robério Negreiros (PSD), e o administrador regional do Cruzeiro, Gustavo Aires.

Dois anos do programa
O Renova-DF teve início em maio de 2021 e, em oito ciclos, formou 11.002 pessoas. A iniciativa já passou por Águas Claras, Arniqueira, Brazlândia, Ceilândia, Cruzeiro, Estrutural, Gama, Guará, Itapoã, Paranoá, Park Way, Planaltina, Plano Piloto, Riacho Fundo I, Samambaia, São Sebastião, Sobradinho, Sol Nascente e Varjão.21 6 2023 2 anos Renova DF Fotos Victor Hugo Pessoa

Em comemoração dos dois anos do programa, o Senai-DF promoveu, também no dia 21, na escola de Taguatinga, um encontro com as equipes administrativa e pedagógica que trabalham na execução da iniciativa. São 114 funcionários envolvidos, sendo 94 instrutores.

O diretor regional do Senai-DF, Marco Secco, lembrou que o programa surgiu de esforços do governo local em meio à pandemia de covid-19, período no qual muitos ficaram desempregados, para reestabelecer a economia do DF. “Planejamos um curso de acordo com o cenário e entregamos uma metodologia que pudesse ser aplicada de maneira que permitisse o aprendizado teórico e prático, formando profissionais em um tempo curto. Posso dizer que alcançamos o objetivo. Prova disso é o número de concluintes do Renova-DF”, disse, durante o encontro. O momento também teve a participação da gerente executiva de Educação do Senai-DF, Valéria Silva, do gerente operacional do Senai Taguatinga, Keison Souza, e do coordenador do Renova-DF, Robson Soares.

Paulo Lourenço é um dos integrantes do setor de logística, que cuida dos insumos e do maquinário das aulas práticas. “Entrei no primeiro ciclo como aluno, me destaquei e participei do processo seletivo para instrutor. Ocupei o cargo por dois outros ciclos e, em seguida, fui convidado a ser líder de área, que é a pessoa que coordena uma região de atuação do programa. Hoje estou na parte administrativa, na qual tenho graduação. Posso dizer que o Renova mudou minha vida para melhor, e é o que eu desejo para todos os alunos.”

Do governo, além da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, participam do Renova-DF as Secretarias de Governo e de Transporte e Mobilidade, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), a Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb), o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e o Departamento de Trânsito (Detran-DF).

Texto: Dayane dos Santos
Fotos: Victor Hugo Pessoa/Senai-DF
Assessoria de Comunicação do Senai-DF
 
Veja a galeria de imagens do lançamento do 3º ciclo do Renova-DF:
Renova-DF lança 3º ciclo de 2023
 
Veja a galeria de imagens da solenidade de dois anos do Renova-DF:
2 anos Renova DF