Onze jovens do sistema socioeducativo formam-se no Senai-DF

3 7 2023 Formatura de turma de Aprendizagem Industrial do Senai DF na UNIRE Fotos Victor Hugo Pessoa 30O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) formou 11 jovens do sistema socioeducativo no curso de qualificação em Almoxarife de Obras por meio do Programa Medida de Aprendizagem no DF. A cerimônia foi na segunda-feira, 3 de julho, na Unidade de Internação do Recanto das Emas (Unire).

A iniciativa é da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF e, além do Senai-DF, tem o apoio da Defensoria Pública do DF, do Ministério Público do DF e Territórios, da Procuradoria Regional do Trabalho da 10ª Região, do Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do DF (Senac-DF). O objetivo é contribuir para o resgate da cidadania de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social por meio da formação profissional, para que tenham acesso a oportunidades no mercado de trabalho.

O programa, que existe desde 2018, é fruto de um acordo de cooperação entre as instituições. Na turma que se formou nesta semana, as aulas ocorreram de agosto de 2022 a julho de 2023 nas instalações da Unire. A qualificação profissional somou 800 horas, sendo 400 em sala de aula e outras 400 de prática profissional simulada, uma vez que os alunos estão internados.

3 7 2023 Formatura de turma de Aprendizagem Industrial do Senai DF na UNIRE Fotos Victor Hugo Pessoa 12O grupo aprendeu sobre controle de entrada, estocagem e classificação de materiais, documentação, sistemas de administração e equipamentos utilizados na movimentação de máquinas e de produtos. Na prática simulada, foram criadas situações hipotéticas do ambiente de almoxarifado para que eles aplicassem os conceitos estudados na resolução de problemas. São exemplos de atividades: organização e definição do espaço físico do almoxarifado; divisão de setores de acordo com a característica do material — elétrico, hidráulico, civil —; produção de inventário e de controle de estoque; solicitação de compras; análise de notas fiscais; inspeção e conferência de peças.

“A educação é o instrumento mais poderoso para a formação do indivíduo. Com o Programa Medida de Aprendizagem, esses jovens têm a oportunidade de se enxergar como cidadãos e, assim, ampliar suas expectativas quanto ao mercado de trabalho. Além disso, recuperam a dignidade e a autoestima”, explica a interlocutora de Aprendizagem do Senai-DF, Maria da Guia Silva.

Durante a participação no programa, os jovens têm um contrato de trabalho, com garantia dos direitos e das obrigações da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Eles são selecionados pela própria unidade socioeducativa.

Texto: Dayane dos Santos
Fotos: Victor Hugo Pessoa/Senai-DF
Assessoria de Comunicação do Senai-DF