Unidade do Sesi/Senai Brazlândia é reinaugurada

7 7 2023 Inauguração da unidade remota de Brazlândia Foto Victor Hugo Pessoa 12Foi reinaugurada na sexta-feira, 7 de julho, a Unidade Remota do Sesi/Senai Brazlândia. O espaço, que funciona no parque de serviços da administração regional (Quadra 3 do Setor Norte), tem capacidade para receber 80 alunos por dia, com aulas nos períodos matutino e vespertino.

Por meio de um termo de cooperação, a Administração Regional de Brazlândia cede o espaço para que o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) execute as formações. “Este é um ganho para a nossa população, e a gente fica muito feliz de poder oferecer esta vantagem para a comunidade”, disse o administrador regional de Brazlândia, Marcelo Gonçalves da Cunha, ao destacar que os moradores podem ter acesso à qualificação sem precisar sair da região.

A parceria teve início em 2016 e em 2017 foram ofertados os primeiros cursos no local. O funcionamento foi interrompido em 2020, devido à pandemia de covid-19, e retomado agora.

A ação integra o programa Mais Senai, que oferta capacitações gratuitas fora das unidades de ensino, como explica o diretor regional do Senai-DF e superintendente do Serviço Social de da Indústria do DF (Sesi-DF), Marco Secco: “Buscamos parceiros que entrem com contrapartida de infraestrutura para que a gente consiga potencializar os nossos resultados. O Senai transforma a vida das pessoas pela educação e, nessa iniciativa, temos vários parceiros para dar resposta às necessidades da sociedade”. De janeiro a junho deste ano, 338 alunos se formaram em ações do Mais Senai.

7 7 2023 Inauguração da unidade remota de Brazlândia Foto Victor Hugo Pessoa 4TRIPA

Atualmente, quatro turmas têm aulas na unidade de Brazlândia. Duas são do curso de qualificação de Assistente Administrativo, pelo Programa Senai de Gratuidade Regimental. As outras duas turmas, também de qualificação, são do curso de Operador de Computador com Aplicação de Ferramentas de Cloud Computing. Estas integram o programa DF Inova Tech, fruto de um convênio assinado em 2019 pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF e a Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF) com o Senai-DF.

“À medida que o Estado promove a integração e a aproximação dos interessados para perto do conhecimento, facilita a vida dos cidadãos e torna as atividades realmente efetivas”, pontuou o assessor especial do gabinete da secretaria Renato Rocha, que representou o titular da pasta, Gustavo Amaral, no evento. Também participaram do lançamento a gerente executiva de Educação do Sesi-DF e do Senai-DF, Valéria Silva, e alunos dos dois cursos em andamento.

Cadastro de interesse
Quem quiser estudar na Unidade Remota do Sesi/Senai Brazlândia pode fazer o cadastro de interesse por meio de um formulário do Senai-DF. A instituição convocará os inscritos quando surgirem vagas.

Texto: Samira Pádua
Fotos: Victor Hugo Pessoa/Senai-DF
Assessoria de Comunicação do Senai-DF