Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil do DF emite laudo que atesta eficácia de para-raios

ISTCC DF SENAI FotoVictorHugoPessoaO retorno do período chuvoso vem acompanhado da incidência de queda de raios. Segundo dados do Grupo de Eletricidade Atmosférica, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Distrito Federal registrou até julho 155.682 mil descargas atmosféricas — mais que todo 2019 e 2020 e quase metade de todo o ano de 2022.

De acordo com último levantamento do Inpe, realizado em 2021, o DF está em 17º lugar no Ranking Nacional de Densidade de Raios, com 3,5 descargas por quilômetro quadrado por ano.

Uma das principais medidas para se defender dos raios, imprevisíveis e danosos, é o Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), popularmente conhecido como para-raios. No entanto, para que o projeto cumpra o papel de resguardar vidas e reduzir os riscos de prejuízos materiais, é necessário estar em dia com o laudo que atesta sua eficácia e conformidade com as normas técnicas vigentes.

O documento é obrigatório pela NBR 5419, do Comitê Brasileiro de Eletricidade, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A validade máxima é de três anos, dependendo da edificação, porém o Corpo de Bombeiros do DF recomenda que o laudo seja realizado anualmente.

O Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil do DF (ISTCC-DF), que presta serviços técnicos especializados de metrologia e consultoria, oferece a elaboração do laudo e da assinatura de responsabilidade técnica.

“O laudo de SPDA é um documento técnico elaborado por profissionais capacitados na área de engenharia elétrica que avalia a adequação do sistema instalado, verificando se foi projetado e implementado corretamente, a resistência dos materiais utilizados e a distribuição adequada das hastes de captação”, destaca o engenheiro eletricista do Senai-DF Samuel Araújo Rêgo.

Os principais elementos avaliados em um laudo de SPDA são:ISTCC DF SENAI FotoVictorHugoPessoa

- Inspeção visual: o engenheiro faz uma vistoria detalhada das hastes de captação, dos cabos condutores, dos dispositivos de descida, dos eletrodos de aterramento e das conexões. Qualquer dano ou desgaste é registrado e analisado.

- Testes de continuidade: garantir a continuidade dos elementos condutores do SPDA é fundamental para sua eficácia. Isso envolve a verificação da conexão adequada de todos os componentes.

“Após a avaliação, o engenheiro emite o laudo de SPDA, que pode indicar a necessidade de manutenção corretiva, ajustes no sistema ou até mesmo a instalação de um novo SPDA, caso o existente não esteja em conformidade com as normas. Esse documento é essencial para a segurança das pessoas e das estruturas”, finaliza o engenheiro eletricista do Senai-DF.

Contrate o ISTCC-DF
O instituto do Senai é especializado em construção civil, mas atua transversalmente nas áreas de meio ambiente, energia, produtividade e qualidade. O laboratório é preparado e altamente tecnológico, com ensaios acreditados pela Coordenação Geral de Acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), e a equipe é formada por consultores capacitados para atender os diversos segmentos da capital do País.

Para solicitar uma cotação para elaboração do laudo de SPDA ou de outro serviço, basta acessar o site ou entrar em contato pelo Whatsapp: (61) 3353-8736 para o atendimento de metrologia e (61) 3462-7140 para o atendimento de consultorias.

Texto: Marcus Rodrigues
Fotos: Victor Hugo Pessoa/Senai-DF
Assessoria de Comunicação do Senai-DF