Renova-DF inicia quinto ciclo de 2023 para qualificar 2,2 mil alunos

Na manhã desta quarta-feira, 1° de novembro, 2,2 mil pessoas iniciaram o quinto ciclo de 2023 do programa Renova-DF. A iniciativa, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal, é executada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) e qualifica pessoas desempregadas com o curso Auxiliar de Manutenção.

A abertura das atividades ocorreu no Ginásio de Esportes do Cruzeiro. Lá, os novos alunos participaram da aula inaugural, onde foram orientados em relação às regras de participação no programa. Nos próximos dias, eles participarão de capacitações sobre segurança do trabalho na construção civil. Só então estarão liberados para iniciar os cursos nos pontos de intervenção na cidade.

Acompanharam o lançamento a vice-governadora Celina Leão (PP), o deputado Robério Negreiros (PSD), o administrador de Brazlândia Marcelo Gonçalves e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Mendes Ferreira.

O diretor regional do Senai-DF, Marco Secco, participou do evento. “É o maior programa de inclusão socioprodutiva do nosso país, de referência, e que está sendo copiado por vários estados”, destacou Marco Secco. Na ocasião, o diretor do Senai-DF citou a visita na última semana do secretário do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo de Sergipe, Jorge Teles, para conhecer o projeto e as instalações.

“Está sendo copiado e transferido para outras Regiões. Tem uma política afirmativa bastante forte, com 65% de alunas do público feminino, sendo boa parte destas mulheres as responsáveis por serem chefes de família. Um programa como esse consegue trazer liberdade e capacidade de realização”, acrescentou Marco. “Nós, do Senai, na parte de operação, vamos propiciar as melhores condições para que vocês explorem os seus conhecimentos e possam, a partir daí, desenvolver novas iniciativas”.

O Renova-DF é um projeto que se mantém continuamente desde 2021, com mais de 1,6 mil equipamentos revitalizados durante os cursos. O programa busca atender pessoas em situação de vulnerabilidade social, como desempregados, imigrantes, pessoas em situação de rua e egressos do sistema prisional.

“Hoje nós trouxemos aqui testemunhos e depoimentos de pessoas que transformaram a vida delas. Você imagina o que é uma pessoa que estava em situação de rua, conseguiu uma bolsa, conseguiu uma qualificação e mudar sua vida. Nós acreditamos nesses sonhos. Eu e o governador Ibaneis acreditamos no potencial de cada ser humano, que cada um pode mudar sua história se tiver uma oportunidade”, afirmou a vice-governadora Celina Leão (PP).

Para o curso, os alunos recebem uniforme, equipamento de proteção individual, lanche e uma bolsa benefício no valor de um salário-mínimo, além de auxílio transporte e seguro contra acidentes pessoais. Ao fim das aulas, é entregue a certificação aos aprovados.

Por fim, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Mendes Ferreira, encerrou a cerimônia relembrando os primeiros passados do Renova.

“Uma ideia que surgiu no meio de uma pandemia, em que o governo precisava estar na rua enquanto todos nós estivéssemos fechados em casa. Para dar sensação para as pessoas que a gente não estava parado, e a ideia era fazer uma grande frente de trabalho, para a gente reformar as paradas de ônibus, limpar bueiros, pintar meio-fio, essa era a ideia inicial”, cita o secretário.

A ideia cresceu e, até o momento mais, 14,4 mil alunos foram formados.  “Quando a gente olha no olhar dos moradores de rua, dos imigrantes, dos indígenas, das mulheres, dos jovens que saem do ensino médio e não têm uma profissão, não tem um registro na carteira e que, muitas vezes, as empresas exigem um processo de contratação é que a gente percebe todo o esforço que a gente faz vale a pena, quando a gente vê a carteira assinada de um aluno do Renova, quando a gente consegue encaminhar o nome daquele aluno para um processo de qualificação e um processo de intermediação de mão de obra e que a empresa contrata aquele aluno. Esse é o resultado que a gente espera”, celebra o secretário.

Remodelagem
De acordo com Mendes, para janeiro de 2024, o Renova passará por uma remodelagem. A mudança consistirá em ofertar para 20% dos melhores alunos de cada turma, uma especialização.

“É a extensão desse curso de 90 dias para mais 90 para que o aluno possa fazer uma especialização na área que ele se interessou durante o processo. E no final, ser ofertado esse aluno para uma empresa, para que ele viva o dia a dia de uma empresa”, explica o secretário.

“Como é que funciona na prática? Vão receber a bolsa, vão receber o transporte, mas vocês vão ser emprestados para uma empresa. E o que a gente quer criar com isso? É aquela sensação da contratação temporária. Para que se o aluno tenha a oportunidade de alcançar o emprego. Esse é o nosso papel, nosso objetivo principal é dignidade e emprego para todo mundo, é para isso que a gente trabalha”, finaliza o chefe da pasta.

Texto: Marcus Rodrigues
Fotos: Marcos Gomes/Senai-DF
Assessoria de comunicação do Senai-DF

Veja a galeria de fotos:

1-11-2023 - Quinto Ciclo RenovaDF - Fotos Marcos Gomes-123