Equipe do Senai Gama conquista o segundo lugar no desafio de automotiva do GP Nacional de Inovação

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) conquistou o segundo lugar no desafio de automotiva da categoria Avançado do Grand Prix Nacional de Inovação. A escuderia Next Stage é formada por cinco estudantes dos cursos de Assistente Administrativo e Técnico em Eletrotécnica do Senai Gama. Eles ganharam medalhas e 30 mil Senai coins, que podem ser convertidas em cursos e produtos da instituição.

Durante o GP, os participantes recebem desafios reais da indústria e, com o apoio dos mentores, têm 72 horas para propor as soluções. A edição nacional deste ano, disputada em novembro, recebeu inscrições de 1.889 equipes, formadas por 8,8 mil alunos de 868 instituições de ensino — escolas e faculdades públicas e privadas e o próprio Senai.

A categoria Avançado é voltada a estudantes de cursos técnicos, de qualificação, de aprendizagem e de aperfeiçoamento. O desafio de automotiva constituiu-se em melhorar a inclusão de trabalhadores com deficiência nas mãos no processo de produção na Jaguar Land Rover.

Os integrantes da Next Stage desenvolveram uma luva capaz de se adequar às necessidades desses profissionais. “A problemática era alocar os colaboradores com deficiência nas mãos na área produtiva. A fábrica precisava de um EPI [equipamento de proteção individual] que se adequasse àquelas pessoas”, explica o docente da área de Gestão do Senai-DF Joarisvaldo Queiroz Martins, mentor da equipe.

“Eles propuseram uma luva que se adaptasse à condição de cada um desses colaboradores, de modo que consigam atuar na linha de montagem”, resume o mentor da Next Stage. Com um sistema a vácuo, a peça se fixa firmemente nas mãos e, na falta ou definhamento de dedos, faz a compressão da parte ausente. Revestida de couro e borracha sintética, protege contra cortes e queimaduras. A luva conta ainda com uma peça de apoio que ajuda o trabalhador a segurar ferramentas com maior estabilidade e destreza.

Saga Senai de Inovação

O Grand Prix de Inovação faz parte da Saga Senai de Inovação — que estimula a inovação e o empreendedorismo por meio de desafios da indústria. A plataforma também engloba o Desafio Senai de Projetos Integradores e o Inova Senai.

Na tarde de quarta-feira, 20 de dezembro, o Senai-DF realizou na escola de Taguatinga a cerimônia de encerramento dos editais da Saga Senai de Inovação. Foram homenageados os projetos do Distrito Federal que se destacaram em 2023, como os campeões do GP Escolar, o campeão do GP Regional, o vice-campeão do GP Nacional e os três primeiros colocados do Desafio Senai de Projetos Integradores regional, realizado de abril a novembro, que contou com 16 escuderias. Oito se classificaram para a etapa nacional. Alunos e docentes orientadores receberam prêmios como certificados, medalhas, camisetas e fones gamer.

A cerimônia ainda premiou o orientador pedagógico e o docente que mais utilizaram o Senai Lab com um Echo Dot para cada um.

Por fim, foi anunciado quais equipes serão aceleradas no primeiro semestre de 2024 no Inova Senai, de fevereiro a maio. Até a primeira quinzena de junho, ocorrerá a Mostra de Inovação. São elas:

Texto: Marcus Rodrigues
Fotos: Bruno Frauzino/Senai-DF
Assessoria de Comunicação do Senai-DF
 
Veja a galeria de fotos:
Cerimônia de encerramento dos editais da Saga Senai de Inovação