DF+ Avançado: o primeiro passo para a indústria 4.0

Foi com o objetivo de ter maior controle da utilização do maquinário, torná-lo mais eficiente e entregar ao cliente um produto de alta qualidade no menor tempo possível que a processadora e distribuidora de vidros Vitral Vidros Planos procurou o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) para participar do DF+. Em 2022, no DF+ Produtivo, a indústria, instalada no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), elevou a produtividade em 27%. Agora, em 2024, a Vitral é uma das primeiras empresas atendidas pelo programa DF+ Avançado e já registra novo ganho de produtividade, desta vez de 12% — a consultoria vai até maio.

Dividido em três programas, o DF+ busca elevar a produtividade das empresas por meio de consultorias gratuitas: o DF+ Produtivo é focado na redução de desperdícios; o DF+ Avançado trabalha a primeira fase da indústria 4.0, com monitoramento do processo produtivo em tempo real; e o DF+ Eficiente é voltado para a eficiência energética.

Fruto de um convênio do Senai-DF com a Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF), com apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o DF+ segue a metodologia do Programa Brasil Mais Produtivo, do governo federal, com intervenções rápidas, de baixo custo e de alto impacto. A parceria favorece a transição das empresas locais para os preceitos da indústria 4.0 e difunde a cultura de aperfeiçoamento contínuo no processo fabril. 

A pioneira Vitral, que chegou em 1957, antes mesmo da inauguração de Brasília, sabe da importância de evoluir com a tecnologia. Concluída a fase do DF+ Produtivo, os gestores da empresa identificaram a necessidade de ter maior controle do total produzido pela máquina de lapidação de vidros e de verificar possíveis desperdícios no tempo de produção. Assim, decidiram ir além e seguir para o DF+ Avançado. 

Nessa segunda etapa, eles investiram no software de sensoriamento e conectividade denominado Minha Indústria Avançada (MInA). “Ele mostra quanto tempo a máquina está rodando e quanto está parada. Também permite que o operador aponte o motivo da parada”, explica o gerente de produção da Vitral, Thiago Casé Pimenta Ribeiro (foto ao lado). “No fim do dia ou mês, a gente consegue saber quanto essa máquina rodou de fato ou o quanto poderia ter produzido, compreendendo os motivos que geraram essa diferença entre a capacidade e o que, de fato, ela produziu.” 11 4 2024 Vitral Fotos Marcos Gomes 10 1 1

A meta do DF+ Avançado é de no mínimo 10% de produtividade, com a disponibilização de dados na palma da mão, facilitando a gestão. “Com as informações do software, a gente consegue eliminar as paradas e ter mais tempo rodando, mais produtividade, sem precisar fazer novos investimentos em equipamentos. Entender como minha máquina pode produzir mais, o que está me atrapalhando, que medida eu posso tomar — essa medição faz com que a gente possa tirar mais do equipamento”, avalia Casé.

Como aderir

Para participar do DF+ Avançado, é preciso que a empresa já tenha passado pelo DF+ Produtivo, cujo foco é a redução de desperdícios como atividades sequenciais desnecessárias, estoque excessivo, má utilização do capital humano e tempo de espera em vão. A consultoria leva, em média, de três a quatro meses (120 horas). A meta é que as empresas tenham aumento de no mínimo 20% de produtividade após a intervenção do Senai-DF.

Já o DF+ Avançado (160 horas) começa a trabalhar a primeira fase da indústria 4.0, com monitoramento do processo produtivo em tempo real, por meio de sensoriamento e conectividade. A adesão à consultoria é gratuita, mas é necessário investimento em software e hardware.

Os interessados no DF+ devem realizar a Autoavaliação para a Avaliação de Maturidade até 31 de maio. Acesse aqui. A autoavaliação indica o estágio tecnológico da empresa e o que precisa ser feito rumo à transformação digital.

Após essa etapa, consultores do Senai-DF entrarão em contato para informar se a empresa atende aos requisitos exigidos pelo programa e, em caso positivo, marcar uma visita. A empresa precisa ter demanda contínua, processo produtivo e disponibilidade para acompanhamento e treinamentos.

Para mais informações, mande um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Se preferir, ligue para o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h30 às 18h30: (61) 4042-6565, opção 1.

Texto: Marcus Rodrigues
Fotos: Marcos Gomes/Senai-DF
Assessoria de Comunicação do Senai-DF

Veja a galeria de fotos:

DF+ Avançado: o primeiro passo para a indústria 4.0