Mistercryl é uma das mais de 5 mil empresas do País que participam do Brasil Mais Produtivo

Há 16 anos no mercado, a Mistercryl Tintas, que funciona em Santa Maria, “está sempre em processo de melhoria”, como define a CEO da empresa, Aline Barbosa. Treinamentos e consultorias fazem parte da cultura do empreendimento, que agora tem mais uma oportunidade de aperfeiçoar a equipe e os processos. A indústria brasiliense é uma das mais de 5 mil empresas do País atendidas pelo Brasil Mais Produtivo, programa do governo federal que tem o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) como um dos parceiros.

Em agosto, a Mistercryl passou por um diagnóstico para iniciar o programa. Agora, dez pessoas da equipe da indústria de tintas fazem treinamento online dentro do Brasil Mais Produtivo, cujas trilhas de formação profissional são para colaboradores com funções diretamente ligadas ao processo fabril. Outros dez trabalhadores já concluíram o processo e foram certificados. A Formação Industrial para Produtividade, de 90 horas, vai até o início de novembro, mas, em outubro, a empresa já entrará na fase de consultoria, a ser executada pelo Senai do Distrito Federal.

Na manhã de quarta-feira, 25 de setembro, a Mistercryl recebeu a visita do superintendente de Inovação e Tecnologia do Senai, Roberto Medeiros, interessado em conhecer melhor a empresa, que lhe chamou atenção em razão do depoimento de Aline Barbosa durante a passagem do roadshow do programa pelo DF, em julho, na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Distrito Federal. Na oportunidade, a empresária compartilhou os ganhos que obteve ao participar de outras consultorias do Senai e do Sebrae.

O representante do Departamento Nacional do Senai esteve na fábrica acompanhado da especialista de Inovação e Tecnologia da instituição Denise Silva. Eles conheceram a história da empresa e o processo produtivo. “Um trabalho que, com certeza, pode inspirar outras indústrias aqui do DF. O Senai apoiou todo esse movimento de manufatura enxuta, trabalhando o processo, fazendo a empresa render mais, dar mais resultados. É isso que nós gostaríamos de ver mesmo: a consultoria e a educação juntas, levando a indústria a outro patamar”, avalia Medeiros.

Ao fazer a apresentação da empresa aos visitantes, Aline destacou a preocupação com a jornada do cliente e o anseio em expandir a atuação no mercado. “Temos uma capacidade de estoque de mais de 20 mil unidades, com entrega rápida. Isso potencializou as nossas vendas. O cliente não precisa fazer um alto estoque porque nossa entrega é rápida. Somos uma indústria distribuidora. Hoje já atendemos Minas Gerais, mas ainda temos muito mercado para ganhar aqui no DF e no Entorno”, ressaltou a empresária.

Participaram da visita à Mistercryl o gerente de Operações do Senai-DF, Ricardo Andrade Pereira, a gerente do Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil do DF (ISTCC-DF), Kallinny Dutra, e a gerente de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Luana Torres.

O programa
O Brasil Mais Produtivo, programa que promove a produtividade e a transformação digital de micro, pequenas e médias empresas industriais brasileiras, é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), para a oferta de soluções que vão desde a sensibilização e engajamento, aumento de produtividade, aumento de eficiência energética até a transformação digital das indústrias.

O programa destina R$ 2,037 bilhões para o engajamento digital de 200 mil indústrias, com atendimento presencial a 93 mil empresas até 2027. A Plataforma de Produtividade serve como porta de entrada para as empresas participarem. Além disso, elas têm acesso aos conteúdos complementares relacionados a produtividade e digitalização. No programa, Senai e Sebrae atuam de forma conjunta para identificar e diagnosticar gargalos de gestão e da produção, por meio de metodologias mais adequadas para as empresas atendidas.

As empresas que desejarem se cadastrar no Brasil Mais Produtivo devem acessar o site brasilmaisprodutivo.mdic.gov.br.

Texto: Marcus Rodrigues
Foto: Marcos Gomes/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Veja a galeria de fotos:

B+P - Visita Técnica na Empresa Mistercryll