Sesi e Senai-DF estão no Brasília Mais TI

26 11 2024 abertura do Brasília Mais TI Foto Bruno Frauzino 2Começou na terça-feira, 26 de novembro, a sexta edição do Brasília Mais TI. O maior evento de tecnologia da capital do País segue até o dia 28, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A programação da mostra, com o tema Sustentabilidade, Tecnologia e Inovação para o Futuro, inclui painéis, palestras, oficinas e rodadas de negócios voltadas para inovação e desenvolvimento socioeconômico.

A organização é do Sindicato das Indústrias da Informação do DF (Sinfor-DF), com apoio da Federação das Indústrias do DF (Fibra), do Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF).

Durante a cerimônia de abertura, o presidente do Sinfor-DF, Carlos Jacobino Lima, destacou que a mostra é o ponto de encontro de especialistas, empresários, estudantes e entusiastas da tecnologia. “Vamos conectar estudantes que estão entrando no mercado de tecnologia com as empresas que precisam desse capital humano. Vamos conectar com o governo, que necessita de soluções e serviços ao cidadão. A tecnologia é uma porta fantástica para isso, criando um ecossistema de inovação que vai fazer a nossa cidade cada vez mais forte, referência para todo o Brasil”, defendeu.

O 1º vice-presidente da Fibra, Pedro Henrique Verano, representou o presidente da Federação, Jamal Jorge Bittar, no evento. Ele frisou o papel do Senai-DF na qualificação tecnológica. “Em parceria com a FAPDF [Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal] e com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, temos formado muita mão de obra nesse setor. Entendemos que é um setor carente de mão de obra, por isso temos investido muito nessa capacitação”, disse Verano.

Para atender à demanda da indústria do Distrito Federal nos próximos anos, será necessário qualificar 186 mil profissionais de 2025 a 2027, segundo o Mapa do Trabalho Industrial. Só na área da tecnologia da informação são previstas 23 mil vagas como para analistas de TI, técnicos em operação e monitoração de computadores e técnicos de desenvolvimento de sistemas e aplicações.

26 11 2024 abertura do Brasília Mais TI Foto Bruno FrauzinoParticipação de estudantes
O Senai-DF conta com um estande na mostra, no qual apresenta ao público a aplicação da inteligência artificial em um game desenvolvido por alunos do curso de IA. “O software utiliza visão computacional. Os próprios alunos desenvolveram um jogo que interage com os visitantes. Quando se abre a boca, a IA começa o jogo. A partir daí, faz perguntas sobre sustentabilidade. O jogador vai levantar as mãos e a IA vai identificar a mão direita ou a mão esquerda, como sim ou não a essas perguntas”, explica o instrutor de TI do Senai-DF Rômulo César Silvestre.

Já o Sesi-DF participará da competição de robótica com três equipes de estudantes. A Federal Botz disputará a modalidade na qual o robô deve percorrer um percurso predefinido; a Robot’s District competirá na modalidade chão de fábrica, que consiste em simular um cenário de entregas, em que robôs autônomos vão buscar caixas no estoque e levá-las aos clientes; e a Taguabotz enfrentará o duelo de sumô, de que sairá vencedor o robô que conseguir empurrar o oponente para fora da arena.

As rodadas de treino serão ao longo desta quarta-feira (27) e a competição oficial, na quinta.

Texto: Marcus Rodrigues
Fotos: Bruno Frauzino/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
 
Veja a galeria de fotos:
Abertura do Brasília Mais TI