Veja o que o Senai-DF levou à Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica
- Detalhes
- Criado: Quinta, 28 Novembro 2024 10:18
Inovação, Inclusão e Sustentabilidade é o tema da 4ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, que se encerra nesta quinta-feira, 28 de novembro. O evento ocorre desde o dia 26, no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. A iniciativa do Ministério da Educação visa divulgar e ampliar o conhecimento do público sobre a modalidade educacional, além de promover debates e o intercâmbio de projetos e pesquisas.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) é um dos expositores, com dois espaços no evento para apresentação de projetos desenvolvidos por alunos. No primeiro, localizado na entrada principal do evento, estão expostos os seguintes trabalhos:
- PetMaker
É um dispensador automático de água e ração para animais de estimação, desenvolvido utilizando o Arduino, plataforma de prototipagem eletrônica. O dispositivo permite a programação personalizada de horários e porções de alimento por meio de um aplicativo para celular. A comunicação entre o aplicativo e o dispositivo é realizada por bluetooth e por wi-fi.
- Ponto Comum
É um aplicativo para pessoas cegas que oferece informações sobre rotas de ônibus, horários de saída e de chegada e atualizações em tempo real, além de ajudar passageiros a encontrar pontos de ônibus.
O outro espaço do Senai-DF no evento fica no fim do corredor de exposições à direita. Lá o visitante encontrará os projetos:
- Códigos de Estilo: Moda do Século Digital
Exposição de imagens criadas por inteligência artificial que demonstra o processo de evolução da produção do vestuário, além de exibição de confecções com tecidos tecnológicos.
- Casa Sustentável
É uma visita interativa, por meio de realidade virtual, a uma casa projetada com recursos sustentáveis, desenvolvida em parceria entre as áreas de Construção Civil e Design Gráfico.
- Facilitando a Rotina com Segurança Eletrônica e Automação Residencial
São apresentadas a operacionalização de tecnologias de identificação de pessoas existentes no mercado de segurança eletrônica e as possibilidades de automação residencial com o uso do gadget Alexa.
Para os estudantes do Senai-DF, a Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica é uma oportunidade de mostrar o que estão aprendendo. Davi Luiz Lima, de 16 anos, é aluno do curso Assistente Administrativo do Senai Gama e integra o grupo que criou o PetMaker. “É incrível poder apresentar para tantas pessoas a solução que criamos. É uma forma de avaliarmos a percepção dos outros sobre o nosso protótipo e atestar se ele está apto para o mercado”, afirma. Seu colega de grupo, Jonatan Oliveira, de 32 anos, dos cursos de Banco de Dados e de Front End, também aprovou a experiência de levar a ideia a um evento tão grande. “O Senai está possibilitando que nosso projeto saia do ambiente escolar e seja reconhecido”, diz o aluno do Senai Gama. Eles foram orientados pelo instrutor de Tecnologia da Informação do Senai-DF Felipe Carvalho.
A programação da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica conta ainda com outras exposições de alunos de instituições de educação profissional, mesas de debate, palestras, oficinas, mostra tecnológica e apresentações culturais, além de unidades móveis com exposições interativas.
O horário de visitação é das 9 às 18 horas e a programação termina nesta quinta, dia 28. O evento é gratuito e aberto ao público — basta retirar ingresso no site da Sympla.
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra