Projeto Trilhando o Futuro forma 30 profissionais na área de Alimentos

Vivendo há quatro anos no Brasil, Moisés Vidal Carpo, de 45 anos, finalmente vê as portas se abrirem para o mercado de trabalho. Ele é um dos 13 migrantes venezuelanos que concluíram o curso de Padeiro e Confeiteiro por meio do projeto Trilhando o Futuro, realizado pelo Instituto BRB e executado desde junho pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF). 

A formatura foi em 18 de dezembro, no Senai Taguatinga, onde também ocorreram as aulas. “Uma oportunidade como esta permite ao brasileiro ou ao estrangeiro mudar a sua vida. Podemos abrir um negócio ou procurar um emprego digno que permita levantar nossas famílias”, afirma Carpo. O agora profissional em confeitaria mora em Ceilândia com a mulher e os dois filhos, de 20 e de 7 anos. 18 12 2024 Fomatura do projeto Trilhando Futuro Senai Taguatinga Fotos Victor Hugo Pessoa 9 CAPA 1

A proposta do Trilhando o Futuro é desenvolver habilidades profissionais que facilitem a geração de renda, a inclusão no mercado de trabalho ou o incentivo ao empreendedorismo. Criado pelo Instituto BRB, o projeto atende pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Carpo e os colegas de turma foram selecionados pela Agência da ONU [Nações Unidas] para as Migrações (OIM). De setembro a dezembro, eles tiveram 200 horas-aulas teóricas e práticas no Senai Taguatinga.

Na cerimônia do dia 18, também receberam certificado do Senai-DF 17 pessoas formadas no curso de Salgadeiro por meio do Trilhando o Futuro. As aulas da turma ocorreram no mesmo período.

A solenidade foi aberta aos convidados dos formandos e teve a presença da coordenadora de projetos da OIM Luciana Elena Vazquez, da diretora de Educação do Instituto BRB, Ivane Simonette do Amaral, e da gerente de Educação Profissional do Senai-DF, Luciana Coelho.

Com os novos formandos, a parceria entre o Instituto BRB e o Senai-DF já qualificou 86 pessoas.

Formação
Os alunos do curso de Padeiro e Confeiteiro do Senai-DF adquirem habilidades para o preparo e a montagem de bolos, tortas, sobremesas e produtos de panificação. Já os que fazem o curso de Salgadeiro são capacitados para planejar e preparar receitas de diversos tipos de salgados tradicionais e finos, utilizando massa cozida, fermentada, folhada e semifolhada.

Em ambos os casos, eles são orientados sobre normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança e higiene.

Texto: Marcus Rodrigues
Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra