Parceria entre Neoenergia e Senai-DF forma vigésima turma de eletricistas em Brasília

Vinte e quatro alunos do programa Escola de Eletricistas receberam na manhã de segunda-feira, 15 de setembro, no Sesi/Senai Sobradinho, o certificado de conclusão do curso Eletricista de Redes de Distribuição de Energia Elétrica. A iniciativa é da Neoenergia e, no Distrito Federal, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF) é o executor. Os participantes são selecionados pela distribuidora e cabe à instituição de ensino a capacitação.

A proposta da Escola de Eletricistas é estimular o emprego e a renda, por isso, além de oferecer a formação, a Neoenergia faz uma seleção entre os alunos para que eles tenham a chance integrar o quadro de colaboradores da companhia. Além do DF, a iniciativa está presente em cinco estados.

No Distrito Federal, o programa é realizado desde 2021. Com a vigésima turma, que teve aulas na escola do Senai em Sobradinho, chegou à marca de 434 pessoas qualificadas. 15 09 formatura neoenergia lula lopes sistema fibra

Um dos recém-formados é Débora Francisca da Silva (foto ao lado), de 24 anos. Moradora do Itapoã, a jovem conta com orgulho a trajetória de buscar por uma formação mesmo longe de casa. “Vejo que estamos apenas começando a trilhar o caminho do conhecimento. Este diploma não representa um ponto-final, mas uma chave que pode abrir portas de possibilidades”, comemora.

O diretor-presidente da Neoenergia Brasília, Frederico Jacob Candian, também celebrou a conquista dos novos eletricistas durante a cerimônia de entrega de certificados. “É um prazer muito grande estar aqui hoje com vocês, é algo que nos enche de orgulho. Estava conversando mais cedo sobre a quantidade de pessoas que se inscrevem e vocês conseguiram passar por tudo isso. Mesmo com todas as dificuldades, estão aqui hoje formados”, destacou.

A gerente executiva de Educação do Senai-DF, Valéria Silva, reforçou a importância de os formandos seguirem em busca de formação. “O mercado de trabalho busca profissionais cada vez mais completos, mais capacitados, que estejam sempre buscando se atualizar. É muito importante esse passo que vocês deram. Para nós, é muito gratificante participar dessa transformação”, disse.

Escola de Eletricistas
No curso Eletricista de Redes de Distribuição de Energia Elétrica, de 540 horas, os instrutores do Senai-DF ensinam eletricidade básica, normas regulamentadoras, segurança no sistema elétrico de potência, instruções de segurança no trabalho e de meio ambiente, tarefas e requisitos básicos para intervenção em redes de distribuição, poda de vegetação, medição direta de energia elétrica e operação de chaves e equipamentos, além de direção defensiva.

Nas escolas do Senai-DF no Gama, em Sobradinho e em Taguatinga, os estudantes do programa têm estrutura especial para aulas práticas, com campos de postes que simulam a rede de distribuição de energia da cidade. Interessados em participar da Escola de Eletricistas devem ficar atentos às vagas no site do programa.

Texto: Marcus Rodrigues
Fotos: Lula Lopes/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Veja a galeria de fotos:

20ª turma da Escola de Eletricistas