Vira Vida forma 27 jovens em Brasília
- Detalhes
- Criado: Terça, 17 Março 2015 13:44
À tarde da última terça-feira (10/3) foi especial para 27 jovens. Eles fazem parte da oitava turma do Programa Vira Vida, que participou dos cursos de Educação Básica – Ensino Fundamental – Séries Finais qualificação profissional (2014 / 2015) e concluiu a sua qualificação em uma cerimônia, no SENAI de Taguatinga. A emoção marcou o evento do começo ao fim.
A oradora da turma Eunice* lembrou as dificuldades durante toda a trajetória até chegar à formatura. "O projeto Vira Vida nos fez encarar a vida como ela é. Já nos subestimaram, nos humilharam e hoje é o nosso dia! É o dia de mostrar para todos que esse é só o primeiro passo de um grande futuro. Nós já somos vencedores", disse. Ela ainda ressaltou que o projeto é a oportunidade que faltava na vida dela. "Estou cursando direito. Em dezembro comecei a trabalhar no MPU. Hoje tenho contato com promotores da Defesa do Consumidor, o que considero uma experiência única para área que eu escolhi estudar. Sou muito grata a toda equipe do Vira Vida", afirmou.
Mas para chegar ao fim dessa jornada com o diploma nas mãos, os jovens tiveram um longo caminho. Um dos pontos altos do curso é a roda de terapias. Eles contam suas angústias e medos e assim conseguem resgatar os laços familiares. Foi o que aconteceu com William*, de 17 anos. "Eu saí de casa. Morava em um abrigo. Foi lá que me indicaram o projeto. Comecei o curso e graças ao apoio psicológico que recebemos, voltei a falar com a minha avó e passei a morar com ela", disse emocionado.
Durante a cerimônia, a coordenadora Cida Lima, também apresentou a nona turma, que começa as suas atividades motivada pelo resultado conquistado por seus antecessores. “Eles chegam aqui tímidos, mas no decorrer dos cursos, avançam e o resultado é impressionante, não só no aspecto da qualificação profissional, principalmente, no aspecto pessoal. Eles concluem o programa, se sentindo cidadãos, seguros e dispostos a enfrentar os desafios da vida”.
A vice-procuradora geral do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Selma Leite do Nascimento Sauerbronn de Souza reforçou a satisfação da instituição com o programa. “Nós, como parceiros, estamos satisfeitos. Tenho estagiários no Ministério Público, que fazem parte do programa trabalhando comigo. E posso afirmar que o desempenho deles é melhor do que os demais, que não fazem parte do programa”, afirmou. Segundo ela, é fundamental que o programa formalize mais parcerias, pois a iniciativa gera resultados concretos para a sociedade.
O presidente do Conselho Nacional do SESI, Gilberto Carvalho, também participou da cerimônia. Em seu pronunciamento, Carvalho garantiu que o Conselho Nacional do SESI irá ampliar o programa, buscando mais parceiros. “Com certeza, vamos ampliar este programa. E esperamos que outras entidades desenvolvam algo semelhante.”
O presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal-FIBRA, Jamal Bittar demonstrou entusiasmo em seu pronunciamento. Ao se dirigir aos formandos, ressaltou que a instituição não medirá esforços para que o programa siga transformando pessoas. “Todos vocês são vitoriosos. E nós seguiremos fazendo a nossa parte. Aos formandos, sigam em frente e enfrentem os desafios de cabeça erguida. Aos que agora iniciam, sejam fortes. Pois vocês são cidadãos e merecem uma oportunidade na vida”.
Vira Vida
O Programa Vira Vida trabalha sobre os eixos da oferta de educação, qualificação profissional, resgate psicossocial e acesso a serviços básicos de saúde a crianças e adolescentes, sujeitos à violência física, mental e sexual. Além disso, o Vira Vida promove, por meio dos parceiros, a inserção de seus formandos no mercado de trabalho.
(*) nomes fictícios