WorldSkills 2015: Legado para o presente e para futuro

senai worldskills rafael lucchesi legadoAo trazer a maior competição de educação profissional para o Brasil, o executivo do SENAI, Rafael Lucchesi, acredita que o maior legado que a 43ª WorldSkills vai deixar será o reforço para a importância da inserção dos cursos técnicos na grade curricular do sistema educacional brasileiro. “Hoje, menos de 10% dos nossos jovens fazem educação profissional. Nos países ricos este percentual ultrapassa os 50%. Temos como exemplos marcantes a Áustria, com 74%, a Finlândia, com 69%, e a Alemanha, com 52%”, revelou Lucchesi.

 

O representante do Departamento Nacional do SENAI acredita, ainda, que a educação profissional é crucial para o crescimento da indústria e do país, e ressaltou o importante papel da sociedade nesta missão. “Precisamos ter uma abrangência maior de jovens que façam educação profissional. Isso vai dar mais oportunidade para eles e maior competitividade para as indústrias, porque vamos elevar o nível médio de produtividade do trabalho.”, destacou.

O ajudante de manutenção, Sidney Vicente dos Santos (28), saiu do Centro de Convenções do Anhembi impressionado com o que viu e foi categórico: “Vou procurar o SENAI e acrescentar alguma coisa no meu currículo a partir de agora”, enfatizou.

O estado de São Paulo instituiu o dia 23 de setembro como o dia municipal da Educação Profissional. Esta ideia surgiu por meio de uma sugestão da equipe organizadora da 43ª WorldSkills à Câmara de Vereadores. A data será celebrada a partir deste ano. 

ASCOM
Assessoria de Comunicação SESI/SENAI
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefones: 3362-6008 / 3362-6178