SENAI-DF certifica professores e alunos da Fábrica Social

senai fabrica social formaturaTamires Lima Costa (28) deixou o interior da Bahia na esperança de uma vida melhor na sonhada Capital Federal. Há dois anos, chegava a Brasília e encontrou na cidade Estrutural um lugar pra morar e trabalhar. Tornou-se professora de Estrutura de Bordado Eletrônico na Fábrica Social. E, na tarde desta sexta-feira, deu mais um grande passo rumo a uma carreira profissional de sucesso. Ela e mais 61 professores e alunos da Fábrica foram certificados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF). “Nunca imaginei ser certificada pela maior escola de educação profissional do País. Isso é currículo. Posso sonhar com uma posição melhor no mercado de trabalho”, diz, feliz, Tamires.

A certificação profissional é um processo de reconhecimento formal de que uma pessoa tem a competência e a qualificação necessárias para o exercício profissional em determinado campo de atividade. A Certificação de Pessoas é uma primeira iniciativa da parceria firmada entre o Senai-DF e a Subsecretaria de Empreendedorismo. “Em 2015, 100 pessoas serão certificadas e, em 2016, outras 100 terão esta oportunidade”, explica Maria Gricélia Melo, gerente de Formação Profissional e Tecnologia Industrial do Senai-DF.

A iniciativa foi possível após reunião entre o presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Jamal Jorge Bittar, a presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Distrito Federal (Sindiveste-DF), Walquíria Aires, o subsecretário da Fábrica Social, Célio Silva, e o então subsecretário de Empreendedorismo, Thiago Jarjour.

O Termo de Cooperação que será firmado em breve entre o Senai-DF e a Secretaria ainda prevê diversas capacitações na área do vestuário para o público da Fábrica Social.

Primeira Formatura do programa Fábrica Social

Nesta sexta-feira (28/8), foi realizada formatura da primeira turma da Fábrica Social – programa do Governo de Brasília que oferece capacitação para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Durante o evento, realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, 294 formandos receberam o certificado de conclusão do curso de capacitação, com até dois anos de duração. Bordado, serigrafia, corte e costura, laminado, confecção de bolas e redes esportivas, corte, costura e confecção de uniformes, operação e manuseio de máquinas e equipamentos industriais, gestão financeira, de cooperativismo e de microcrédito foram algumas das capacitações oferecidas aos mais de 1,2 mil alunos do programa.

“É parte deste alunos - que hoje concluem seus cursos - e seus professores que foram certificados pelo Senai. Portanto, o conhecimento adquirido pelos estudantes por meio deste lindo programa social do governo do DF é reconhecido pelo Senai como de qualidade”, considera o presidente da Fibra, Jamal Bittar.

A formatura reuniu diversas autoridades do Executivo e do Legislativo local. O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, brincou como presidente da Fibra no início de sua fala. “Olha Jamal, estes alunos estão qualificados. Agora precisam das indústrias. Estão prontos para trabalhar”, disse. Rollemberg enfatizou que o mercado precisa cada vez mais de pessoas qualificadas para aumentar a produtividade. “Precisamos refinar a qualificação profissional oferecida à população do DF. Conto, portanto, com a parceria e a expertise da Fibra e de demais parceiros como o Sebrae e o BRB para esta missão”, disse o governador.

Suzana Leite
Assessoria de Imprensa da Presidência
Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra)
e-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefones: 3362-6139 / 9956-2447
Foto: Cristiano Costa