Sesi cria mecanismo de apoio para adequação ao eSocial

sesi formacao esocial sst 002Até dezembro deste ano, o Sesi Nacional vai implantar um sistema de apoio ao serviço de Saúde e Segurança no Trabalho (SST) e iniciar um projeto-piloto nos Departamentos Regionais. A ideia é estender este mecanismo para o setor produtivo e facilitar o envio de dados para o eSocial, como explica o gerente de Segurança e Saúde no Trabalho do Sesi DN, Júlio Zorzal. “Quando houver prestação de serviço de SST, a entidade carregará essas informações no sistema e elas serão disponibilizadas à indústria como forma de pacote de dados. Depois a própria empresa pode disponibilizar para o eSocial”. Antes de fazer a entrega do serviço, os processos passarão por uma etapa de avaliação quanto à organização para atender aos requisitos determinados pela própria plataforma.

Para Gustavo Nicolai, médico e especialista em Segurança e Saúde no Trabalho do Departamento Nacional do Sesi, o eSocial trará benefícios para a indústria e também para os serviços de SST. “A alta complexidade e a grande transparência, características do programa, deixarão as empresas em pé de igualdade quanto à competitividade, uma vez que muitas delas, hoje, ao burlar a legislação, conseguem ter um custo menor de produção, o que evidencia a concorrência desleal”, explica.

A partir de setembro de 2016 até julho de 2017, as micro, pequenas, médias e grandes empresas terão que adequar os processos de gestão de informações relativas a seus empregados por meio do sistema digital eSocial. Este programa foi estabelecido por meio do Decreto 8.373 de 2014 que prevê a unificação da prestação de informações de caráter fiscal, previdenciário, trabalhista e jurídico utilizando um único canal.

Ações Integradas
Além do Sesi, que oferece soluções na área de SST, o IEL e o Senai também podem contribuir muito com o cliente, na melhoria dos seus processos internos e com ações voltadas para a área de meio ambiente, conforme afirma Júlio Zorzal: “Juntas, as três casas desenvolvem ações integradas, o que otimiza ainda mais o serviço”, afirma.

ASCOM
Assessoria de Comunicação SESI/SENAI
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefones: 3362-6008 / 3362-6178
Foto: Cristiano Costa