Senai Gama encerra turma de confeiteiros
- Detalhes
- Criado: Segunda, 13 Junho 2016 13:51
Na tarde da última sexta-feira (10/6), a unidade do Gama do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Distrito Federal (Senai-DF) encerrou a primeira turma do ano do curso de Confeiteiro. Os alunos apresentaram os trabalhos finais para familiares e empregados da unidade. A exposição foi um resumo de tudo o que aprenderam durante todo o curso.
A apresentação dos trabalhos é prevista na proposta do plano de curso, contudo, os alunos desta turma resolveram fazer algo diferente. Eles confeccionaram doces, salgados e tortas para que os presentes degustassem as delícias.
Para a confecção das maquetes com modelagem em pasta americana, os alunos tiveram que contar uma história com o tema escolhido. Alguns se inspiraram em seus filhos, outros em áreas que gostam e se identificam mais. O resultado foi surpreendente.
A instrutora da área de gastronomia da unidade, Marilene Teodoro Silva, se mostrou orgulhosa e emocionada com os resultados alcançados pelos alunos. “Trabalhar com doces é algo mágico. Quando feito com amor, conseguimos ver a felicidade no rosto das pessoas que os recebem. E, ao final desse curso, com os trabalhos finais, eles conseguiram adquirir esse amor. Nosso desafio foi fazê-los acreditar que eram capazes. E foram”, conta emocionada.
Marilene acrescenta, ainda, que, ao final do curso, os alunos saem do Senai capacitados para atuar em uma área de confeitaria, até mesmo começando com uma miniprodução de doces e bolos. “Nosso objetivo é colocar no mercado de trabalho os melhores profissionais. E, com certeza, os que estão saindo daqui hoje serão nesse ramo”.
Quem confirma o pensamento da instrutora, é a aluna do curso Tânia Mara Soares (52), professora aposentada. Ela diz que já trabalhava vendendo pães de mel para ajudar nas despesas em casa. “Sempre gostei dessa área, mas com esse curso no Senai estou certa de que vou trabalhar nesse ramo. Por enquanto vou treinando as técnicas com os familiares”, brinca.
Tânia conta ainda que ficou sabendo do Senai por meio de uma vizinha. “Ela veio até a escola para se matricular em outro curso, quando ficou sabendo da confeitaria. Me ligou imediatamente. Larguei tudo o que estava fazendo e vim me inscrever. A estrutura oferecida para o aprendizado era mais do que eu esperava e tudo o que precisamos para nos aperfeiçoar tínhamos ao nosso alcance”, elogia.
Curso de Confeiteiro
Os alunos do curso de Confeiteiro adquirem habilidade para o preparo e montagem de bolos, tortas doces e salgadas, sobremesas e docinhos, além de aprender a redigir documentos tais como: requisição de materiais, registros de saída de materiais e relatórios de produção. Os alunos são orientados sobre normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene, saúde e preservação ambiental.
O curso de Confeiteiro tem duração de 200 horas/aula e o Senai Gama prevê uma nova turma para a segunda quinzena de julho. Entre os pré-requisitos para participar da turma estão ter Ensino Fundamental completo e idade mínima de 18 anos.
Outras informações pela Central de Atendimento do Senai Gama, pelo telefone: (61) 3966-9306.