Vencedores do Grand Prix Senai visitam instalações do Metrô-DF
- Detalhes
- Criado: Quinta, 30 Junho 2016 18:35
Na tarde desta quarta-feira (29), equipes vencedoras do Grand Prix Senai de Inovação – Fase Escolar ganharam a segunda parte de sua premiação: uma visita às instalações do Metrô-DF, empresa parceira do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) no evento. Além da visita, os estudantes terão a oportunidade de realizar gratuitamente mais um curso de qualificação na instituição.
Os alunos, que fazem parte das unidades Taguatinga e Gama, assistiram à uma palestra explicativa sobre o funcionamento do Metrô. Depois percorreram as instalações da área Administrativa e Operacional do Sistema de Transporte.
A assessora da Diretoria de Administração do Metrô Sustentável, Nayara Feitosa, afirma que a parceria Senai/Metrô deu um resultado muito gratificante. Ela explica que foi proposto um desafio aos alunos do Senai, com foco na energia, voltados para a inovação tecnológica e sustentabilidade. “O Metrô auxiliou no desenvolvimento desses projetos, além de participar da banca julgadora. Foi algo extraordinário o que as escuderias [equipes] nos apresentaram”, afirma a assessora.
O objetivo do Grand Prix foi criar soluções que atendam às necessidades do setor produtivo e, consequentemente, formar profissionais inovadores e empreendedores para a indústria. E foi assim que o estudante do curso técnico em Eletrotécnica do Senai Gama, Luís Henrique Ferreira (19) se sentiu. “Para mim, além de ter um projeto que ficou em primeiro lugar, adquiri diversos conhecimentos por meio das aulas específicas e das orientações dos professores. Isso enriquece o nosso currículo”. Em relação à visita, ele avalia que foi muito bom ter uma experiência nova. “Nós vemos o Metrô circulando e não imaginamos quantas pessoas estão envolvidas nesse processo. Gostei de conhecer como funciona o operacional do transporte”.
Grand Prix – Fase escolar
O Grand Prix Senai de Inovação – Fase escolar foi realizado em dezembro de 2015. A disputa aberta foi voltada para os alunos da instituição, nas unidades do Gama e de Taguatinga.
Foram mapeados vários desafios junto a cinco empresas do DF, a fim de levantar o que elas verificam como problema para a indústria. Os estudantes tiveram 24 horas para propor ideias e soluções para estes 'gargalos' que impedem o crescimento e a produtividade industrial.
Os projetos foram avaliados quanto à aderência ao desafio, ao grau de inovação e objeto da ideia. Além disso, os grupos apresentaram suas propostas à banca examinadora.