Senai-DF sedia Workshop sobre Food Defense

A indústria de alimentos brasileira terá uma grande oportunidade de ampliar o conhecimento sobre requisitos regulatórios que possibilitam a exportação para os Estados Unidos da América (EUA). Para tanto, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Santa Catarina trará o Food and Drug Administration (FDA), dos EUA, ao Brasil, no dia 04/04, em Florianópolis, e em 07/04, em Brasília. O objetivo é apresentar sobre o Food Defense: a nova regra do Food Safety Modernization Act (FSMA).Em Brasília, o Senai-DF realizará o evento no auditório da unidade de Taguatinga.

O FDA é o órgão do governo dos EUA responsável pelo controle de alimentos, medicamentos, equipamentos médicos, produtos emissores de radiação, vacinas, sangue e produtos biológicos, cosméticos, produtos de tabaco, remédio para animais e produtos para veterinária.

O evento falará sobre a nova regra do Food Safety Modernization Act (FSMA), que em tradução livre significa “Lei de Modernização da Segurança de Alimentos”. As palestras serão ministradas pelo diretor da FDA nos EUA, Capitão Jon Woody; o analista de Políticas da FDA, Colin Barthel; o coordenador de Inteligência de Mercado da Agência de Promoção de Exportação e Investimentos (APEX/Brasil), Igor Isquierdo Celeste; e a especialista em Alimentos e Bebidas do Senai de Santa Catarina, Dra. Katherine Oliveira de matos. Eles abordarão sobre a nova legislação, assinada pelo ex-presidente norte-americano, Barack Obama, em 2011, que contempla uma série de novos requisitos que deverão ser implantados pelas indústrias de alimentos que exportam ou desejam exportar para os Estados Unidos. 

Para a coordenadora da Rede de Tecnologia, Inovação e Qualidade de Vida do Sesi e Senai-DF, Alessandra Machado, o evento é de suma importância para a indústria brasileira de alimentos pois terão a oportunidade de conhecer com mais detalhes as novas exigências para a exportação de alimentos e bebidas aos Estados Unidos. "É uma oportunidade para aqueles que já exportam ou para os que possuem interesse na exportação. Os requisitos foram publicados pelo FDA em meados de 2016. Nesse sentido, as indústrias brasileiras estão tendo o privilégio de debater o assunto tão relevante em curto espaço de tempo desde sua publicação e diretamente com representantes do órgão norte americano e demais especialistas na temática ", explica Machado.

Nas palestras, serão tratadas as oportunidades para alimentos e bebidas no Estados Unidos; a complexidade da cadeia global de alimentos; a importância do Food Safety e Food Defense; o panorama geral e as aplicações do FDA; a introdução ao Food Defense e sua importância global; as estratégias para proteção de alimentos contra adulterações internacionais; os princípios-chave e requisitos do FDA.

Para outras informações sobre valores e inscrição, os interessados devem acessar o link

parte1

parte2