Sistema Fibra estuda ampliar parcerias de capacitação com o GDF

fabrica social corpomateria CRI1888

Moradores da Estrutural receberam, nesta sexta-feira (17/3), os certificados de conclusão do curso de Instalação e Manutenção de Placas Fotovoltaicas, fruto de uma parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) com a Fábrica Social. Ao todo, 50 alunos, de idades variadas, participaram do curso de 460 horas/aulas. Agora, o setor produtivo e o Governo de Brasília buscam ampliar a parceria para inserir estes profissionais no mercado de trabalho local.

“Precisamos ir ao encontro do desenvolvimento tecnológico. O Senai-DF está inserido nos processos produtivos da indústria e isso traz ganho e competitividade para o setor, que precisa de mão de obra que saiba trabalhar com as novas tecnologias”, contextualiza a diretora de Operações do Sesi e Senai-DF, Maria Gricélia de Melo, que ressalta que a difusão deste conhecimento junto à população do DF só é possível graças à Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável - por meio da Deutsche Gesellschaft Für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) - com o Senai-DF.

De acordo com Maria Gricélia, esta é uma ação de resultados e estes profissionais detêm nova tecnologia e conhecimento que tem ganhado cada vez mais espaço no Distrito Federal.  Agora, vão poder prestar serviços para as indústrias locais. “Eles estão prontos para atender as empresas que queiram implementar a energia fotovoltaica. Além disso, temos buscado parceiros, como o Sebrae, para que estas pessoas possam atuar no mercado com mais eficiência”, conclui a diretora.

Como resultado prático do curso, os estudantes se uniram para criar a Coopersolar, uma cooperativa de produção de energia solar, para aplicar o que aprenderam durante seis meses de aulas. A entidade já tem sede, na Estrutural. “Este curso nos deu uma nova perspectiva de futuro. Somos pais de família e alguns com idade avançada. Então, o Senai no proporcionou qualificação em uma área que tem tudo para crescer. Apesar de ser um mercado ainda pequeno, vamos desbravá-lo com mão de obra bem qualificada”, comemora o presidente da Coopersolar, José Raimundo, 46 anos.

O curso ministrado pelo Senai-DF e Governo de Brasília, dentro das instalações da Fábrica Social, abordou de noções sobre o sistema fotovoltaico de geração energética à habilidades básicas e de gestão, com inclusão digital e conceito de metrologia, cooperativismo e empreendedorismo. O curso resultou, ainda, no reconhecimento da ocupação pelo Ministério do Trabalho e Emprego (TEM) na Classificação Brasileira de Ocupações, segundo o Célio Silva, subsecretário de Integração das Ações Sociais, da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEDESTMIDH).

Ações governamentais

Também prestigiaram a solenidade o senador Cristovam Buarque (PPS-DF), o deputado distrital Reginaldo Veras (PDT-DF) e o secretário de Meio Ambiente, André Lima. Na oportunidade, Lima ressaltou que a iniciativa foi uma articulação de sua Pasta com a SEDESTMIDH. “Estamos trabalhando na geração de emprego e sustentabilidade. Não podemos falar de meio ambiente como algo isolado. Estamos trabalhando isso como desenvolvimento sustentável e nossos parceiros estão sendo fundamentais nesse ponto, pois assim conseguimos atender a população”, comenta.

Parceria em expansão

Para este ano, o Sesi e Senai-DF planejam ampliar a parceria com a Fábrica Social para atender dentro da gratuidade a região da Estrutural. A expectativa da diretora de Operações do Sesi e Senai-DF é que, nos próximos meses, o Senai passe a capacitar duas novas turmas, uma voltada às demandas do setor de Vestuário e, outra, da Construção Civil. “Estamos construindo um plano de ação em parceria com a Fábrica Social”, anuncia Maria Gricélia.

A previsão é que o Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) também passe a integrar esta parceria, com programas de Ação Continuada, também dentro da gratuidade. “Serão cursos de curta e média duração a distância, além de palestras”, explica. Durante a cerimônia de entrega dos certificados, o secretário SEDESTMIDH, Gutemberg Gomes, afirmou que o governo local já trabalha com a ideia de expansão da Fábrica Social para outras Regiões Administrativas. 

Texto: Marcus Fogaça
Fotos: Cristiano Costa/Sistema Fibra
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF)