Senai- DF segue com 4 alunos no treinamento para WorldSkills

O Distrito Federal sediou, nas últimas semanas, simulados de desempate entre os primeiro e segundo colocados de algumas ocupações que serão disputadas na WorldSkillsCompetition, a maior competição de educação profissional do mundo. Esse ano, será realizada em outubro, em Abu Dhabi. Foram realizadas provas de desempate nas ocupações de Pintura Automotiva; Polimecânica e Automação; Construção em Alvenaria; Marcenaria de Estruturas; Manutenção de Redes; Design Gráfico, Construção de Estruturas Metálicas; Panificação; Instalação Hidráulica e a Gás; Web Design; Movelaria; Tecnologia da Moda; Vitrinismo e Soldagem.

O Senai-DF teve dois representantes nos simulados de desempate. Na ocupação de Movelaria, Fábio Serpa foi ouro nas seletivas, do ano passado, e competiu com o mineiro Fabricio Lima Teixeira. Eles tiveram 22 horas para construir uma mesa de centro com portas e gavetas. Fábio teve resultado melhor que o concorrente e vai continuar treinando para o mundial.fabio corpo

Já em Instalações Hidráulicas e a Gás, o brasiliense Randerson Cordeiro tinha ficado em segundo lugar nas seletivas e competiu com Luciano Pedro Barbosa, também de Minas Gerais, para concorrer ao primeiro lugar desta ocupação e vir a fazer parte da delegação do DF no mundial. Eles tiveram 20 horas para fazer todo planejamento e execução de projetos de gás, água quente e fria e instalação de equipamento que simula aquecimento de água e do ambiente. O competidor do Senai-DF terminou o simulado em segundo lugar. Ele não segue com o treinamento para o mundial.

randerson corpo

O desempate

Esses simulados de desempate foramrealizados para as ocupações em que os competidores que ficaram em primeiro e segundo lugar nas Seletivastiveram uma diferença de menos que 5% do valor da nota. As Seletivas WorldSkills foram realizadas de 4 de julho a 11 de agosto de 2016, em 32 cidades, nos 26 estados e no Distrito Federal. 

Todos os participantes desses simulados passaram por cerca de 20 horas de prova, em uma semana, cumprindo tarefas que precisam ser feitas dentro do padrão internacional de qualidade. Os vencedores desses simulados vão continuar treinando para carimbar o passaporte para o torneio mundial. A garantia total da vaga acontece se o jovem mantiver o índice de qualidade.  Segundo aexpert em Instalações Hidráulicas e a GásMaria Célia Leitãotodos os desafios propostos para esses competidores em treinamento, tem um nível de dificuldade igual ou superior aqueles que eles enfrentam no torneio internacional".

DF no mundial

Com o resultado, a delegação do Distrito Federal na WorldSkills 2017 está composta por quatro competidores: Wanderson Carlos Coimbra vai disputar na ocupação de Sistemas de DryWall e Estucagem; Gilberto Ferreira dos Santos em Aplicação de Revestimento Cerâmico;Wisley Silva Pereira em Refrigeração e Ar condicionado; e Fábio Serpa em Movelaria.

Até agosto, todos os competidores do Brasil vão continuar treinando e realizando simulados de índice mensais para poder carimbar de vez o passaporte para o mundial.

Texto: Aline Reis
Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra
Assessoria de Imprensa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF)